Reabilitação motora online

print de tela da primeira pagina do MoveHero
imagem: print de tela

Com um jogo online desenvolvido por pesquisadores de “Aplicação Tecnológica em Reabilitação” na USP, pessoas com deficiência física ou cognitiva podem manter seus tratamentos em casa ao longo da pandemia. 

Pesquisadores da USP vem estudando, há alguns anos, o uso de videogames e realidade aumentada em tratamentos de reabilitação para pessoas com deficiência. Durante a pandemia, a telemedicina se tornou uma grande aliada de médicos e, da mesma forma, a telereabilitação também pode tornar-se. O jogo MoveHero, desenvolvido no Laboratório de Pesquisa e Aplicação Tecnológica em Reabilitação da EACH-USP, é um caminho. Ele está sendo disponibilizado gratuitamente para que pacientes sigam seu tratamento em casa, com acompanhamento remoto.

Os videogames podem ser aliados em terapias para pessoas com deficiência. Entre os vários benefícios, de acordo com o jogo, eles podem trabalhar controle muscular e equilíbrio. O MoveHero foi inspirado no jogo GuitaHero. Os pesquisadores adaptaram a ideia para trabalhar motricidade em pacientes com paralisia cerebral e criar uma rotina de exercícios para pessoas com deficiência física e cognitiva. Neste game, o jogador deve ‘capturar bolinhas’ que descem pela tela, no momento em que passam por um círculo.  O controle pode ser feito com mouse, ou toque em telas sensíveis, ou mesmo por movimento captado pela webcam.

Reabilitação à distância

A pesquisa é coordenada pelos professores doutores Carlos Bandeira de Melo Monteiro e Luciano Vieira de Araújo, ambos da EACH-USP. A pesquisa faz parte do pós-doutorado da Drª. Talita Dias da Silva, fisioterapeuta, e tem participação do pesquisador desenvolvedor Murilo Vinícius Brandão da Costa. O jogo já foi testado por mais de três mil participantes, com ou sem  deficiências. Neste período de pandemia e necessidade de isolamento social, as pesquisas realizadas sobre o uso do MoveHero nos programas de telereabilitação, segundo a fisioterapeuta, comprovaram sua eficiência.

“É uma ótima ferramenta que alia medicina e diversão, nos faz avaliar o efeito e o impacto de um jogo em realidade virtual não-imersiva. Ela também traz a compreensão quanto à importância do teleatendimento e utilização de jogos para uma melhor qualidade de vida desses pacientes”, diz a pesquisadora. A Dra. Talita ressalta que pacientes com paralisia cerebral  precisam de estímulos constantes que não poderiam ser mantidos, neste período de isolamento, sem ferramentas como o MoveHero. O acesso ao jogo foi liberado, gratuitamente em função da pandemia, para dar continuidade a tratamentos.

Os dados de uso da ferramenta são coletados e analisados, sendo possível verificar o desempenho motor dos participantes, como também, as escalas de percepção, esforço, humor e satisfação com o jogo. A Dra. Talita , que é docente no curso de Medicina da Universidade Cidade de S. Paulo (Unicid), teve apoio da instituição e contou com a adesão de alunos de graduação na pesquisa. Eles perceberam na prática que o uso do jogo foi capaz de promover melhorias físicas e de esforço muscular nos praticantes.

A Drª. Talita ressalta a colaboração da coordenadora do curso de Medicina da UNICID, Drª. Denise Ballester, da professora Drª. Viviani Barnabé, e de alunos do curso de graduação, que participaram a partir da Iniciação Científica e do teleatendimento aos pacientes

O jogo MoveHero pode ser acessado por qualquer equipamento ligado à internet. Para que se mantenha a disponibilização desta ferramenta a quem precisa de forma gratuita, o projeto recebe doações em dinheiro através da Fudação USP. O projeto teve apoio do CNPQ/CAPES e da FAPESP via PIPE fase I.

MoveHero
O jogo foi projetado como uma ferramenta de apoio em reabilitação, para uso com acompanhamento de equipe profissional especializada. Para este fim, procure seu médico assistente ou fisioterapeuta.

Para conhecer o jogo:  
link: https://movehero.com.br/
É preciso fazer um cadastro simples com nome e email (o campo código do projeto "Project Code" não precisa ser preenchido), além de uma senha.
A janela do jogo é aberta e o usuário pode escolher uma música, entre algumas opções existentes.
Clicando no ícone de manivela, surgem as opções de aparência do jogo, nível de dificuldade e a forma de controle usada (webcam, mouse ou touch).