Acampamento educativo mais antigo do Brasil usará a história para discutir temas como honra, partilha e justiça em programação para crianças e jovens
Batalhas, feudos, reinos e seus grandes reis e até mesmo o humor dos bobos da corte, dão o tom da programação das férias de julho no Acampamento Paiol Grande, em São Bento do Sapucaí, interior de São Paulo. Ainda há vagas para a próxima temporada, com duração de 10 dias, que se inicia no dia 18 de julho.
Já na chegada ao acampamento, os participantes são recebidos por um líder bárbaro, que irá informar sobre o desafio que eles terão que vencer. Um tirano, imperador de Roma, cria decretos estabelecendo altas taxas de impostos e os acampantes serão estimulados a passar por diferentes atividades com o objetivo de trazer a paz e a justiça de volta ao Reino de Lykke.
“Nosso grande diferencial é a simplicidade e a aventura. Para fortificar o DNA do Paiol Grande, realizamos as chamadas excursões, opções de passeios à pé ou a cavalo, a pontos turísticos da região, de acordo com a faixa etária dos acampantes. Este momento também entra no tema do acampamento: serão “As Cruzadas”, quando Rei Ricardo, pede ajuda dos acampantes para descobrirem, dominarem e vigiarem ‘as novas terras”, comenta o Murilo Santiago, gerente pedagógico e de programação do Acampamento Paiol Grande.
Acampamento educativo mais antigo em atividade no Brasil, o Paiol Grande oferece ainda inúmeras atrações, como torre de desafios – uma estrutura hexagonal de 12 metros de altura com diferentes graus de dificuldade de escalada –, cavalgada, pescaria, caiaque, ginásio poliesportivo e piscina com mais de um milhão de litros de água.
“Nossa estrutura favorece, de forma simples, a diversão e o aprendizado. Ao longo das temporadas, os acampantes aprendem muito sobre a necessidade de colaborar uns com os outros, dividir espaço e a valorizar a natureza. Com uma equipe altamente capacitada e multidisciplinar, procuramos sempre ensinar de forma divertida alguns valores que marcam a vida dos ‘paioleiros’ para sempre”, acrescenta Alexandre Moraes, gerente geral do Acampamento Paiol Grande.
Os participantes são acompanhados por monitores capacitados em todas as atividades. As acomodações são em chalés com banheiro, divididos por faixa etária e gênero, sempre com pelo menos dois monitores, que além de cuidar do grupo também incentivam a arrumação do espaço e de seus objetos pessoais.
O Paiol Grande oferece cinco refeições diárias, preparadas com cuidado nutricional. Existe ainda uma estrutura própria de atendimento médico e supervisão 24h feita por uma equipe de monitoria.
Informações para inscrição - 3ª temporada: de 18 a 27 de julho (10 dias) – 10x de R$ 458,00 (podem ser aplicados descontos para inscrições de irmãos e grupos). O transporte em ônibus fretado é oferecido gratuitamente a partir da cidade de São Paulo. Para as cidades do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte é cobrada uma taxa de R$ 250,00. Inscrições podem ser feitas pelo site www.paiolgrande.com.br/ferias