Jogadas inesquecíveis, grandes dribles, mas também o racismo, foram marcas da Copa de 1958.
Livro do jornalista Fábio Mendes mostra alguns aspectos pouco conhecidos do futebol da época de Garrincha, Didi e Pelé.
“Campeões da Raça” é um e-Book lançado em junho de 2018 para celebrar os 60 anos da primeira grande conquista do futebol brasileiro. É um livro reportagem, que traz relatos exclusivos de jogadores, dirigentes e jornalistas, além de fotos e reportagens do período. Nas páginas da publicação não estão focadas apenas as imagens de glória e beleza que todos conhecem, mas também a luta e os desafios que jogadores negros e mulatos enfrentavam na época.
“Estamos acostumados a ler e ouvir as histórias de 1958 sob uma visão mais lúdica, de grandes malabaristas da bola que foram à Suécia, deram um espetáculo em campo e conquistaram o título. Mas os jogadores tiveram de lutar muito contra o preconceito racial para chegarem à glória”, explica o jornalista Fábio Mendes, autor do livro.
Na publicação, Mendes apresenta ao leitor o cenário do futebol brasileiro na década de 1950 e contextualiza a inserção do negro nos primórdios desse esporte. São lembradas passagens marcantes da seleção brasileira desde a “traumática” final de 1950 no Brasil até a conquista nos gramados da Suécia, oito anos depois.
O livro é rico em memórias de como o futebol brasileiro espelhava a sociedade da época. Relembra um passado em que grandes clubes de cidades como Rio e São Paulo não tinham jogadores negros. Fatos como a atribuição da cor da pele ao tipo de desempenho e postura do jogador em campo. Histórias como a de Barbosa, que mesmo sem ter culpa, carregou o peso da derrota no Maracanã.
Vale a pena a leitura, não apenas por entusiastas do futebol, mas também por quem gosta de conhecer um pouco mais de aspectos não tão divulgados da história.
Campeões da Raça: Os heróis Negros da Copa de 1958 Livro de Fábio Mendes Prefácio de Mauro Beting 255 páginas e-book: R$15,00 Assinantes do serviço Kindle Unlimited tem acesso gratuito ao conteúdo.