SETEMBRO AMARELO – O SUMIÇO DOS FAMOSOS

10 de setembro – Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

Uma ação inusitada de um grupo de 60 celebridades foi percebida durante cerca de 24h, entre a segunda-feira dia 09 e terça dia 10 de setembro. Sem qualquer aviso, os perfis do Instagram de jornalistas, cantores, humoristas, atletas e atores foi retirado do ar.  Entre os nomes, estavam Fábio Porchat, Ana Maria Braga, Gloria Pires e Cris Rozeira, jogadora da seleção feminina de futebol.

Esse grupo estava ligado por uma causa: chamar a atenção de seus fãs e seguidores. A ideia era, através de uma atitude drástica como tirar seu perfil do ar aparentemente sem motivo, jogar um holofote em outra atitude, ainda mais drástica! No Brasil, segundo dados o Centro de Valorização da Vida, CVV, a cada 46 minutos, uma pessoa tira a própria vida.

Os motivos para o suicídio, que tem números alarmantes e atinge todas as classes sociais e raças, nem sempre são percebidos pelas pessoas que estão em torno. As celebridades que participaram da ação entenderam a gravidade do assunto. Ao retornar com seus perfis no Instagram, esse grupo postou a arte de uma simples pergunta: “Como vai você?”. E no texto legenda, explicou seus motivos, lembrando que nem sempre após uma atitude radical é possível dar uma explicação.

A prevenção ao suicídio depende do olhar atento de todos que são próximos. O assunto, que é um tabu para os brasileiros, também esteve exposto em vários ‘stories’ dos famosos envolvidos. Eles indicaram a conversa como uma forma de prevenção e lembraram que o CVV é um grande parceiro. O atendimento no CVV é feito durante 24 horas por dia, gratuitamente, pelo telefone 188 ou pelo site cvv.org.br.