Com um nome que parece ser comercial, esses produtos chegam a farmácias e lojas de cosméticos para revolucionar a limpeza de pele.
Há algum tempo, nas prateleiras de lojas para produtos de beleza, algumas perfumarias e farmácias, apareceram os primeiros produtos com este nome estranho: ‘água micelar’. O nome que parecia remeter a algo como milagroso, não tem essa referência. Trata-se de uma água termal, com adição de compostos chamados ‘micelas’, uma evolução tecnológica para limpeza da pele.
“As micelas são estruturas complexas de tensoativos não-iônicos suaves, ou seja, agentes com uma poderosa capacidade de limpeza. Sua ação se dá através de dois polos, um polo hidrófilo solúvel em água e um polo lipólifo ao qual se prendem matérias de origem gordurosa, incompatíveis com a água”, explica um dos fabricantes mais respeitados de produtos de beleza, a Paris Elysees.
A ação do produto vai além da limpeza da maquiagem e pode ser usada pela manhã e à noite, para eliminar pó e impurezas que a pele acumula ao longo do dia. A Solução Micelar também promete remover resíduos naturais, ligados ao funcionamento da pele, realizando uma limpeza mais profunda, dia a dia. Por não conter álcool, perfume ou sabão em sua composição, as águas micelares podem ser usadas também para limpeza do rosto de crianças, com segurança.