ENCONTRO DISCUTE A IMPORTÂNCIA DE INCLUIR O TEMA DIVERSIDADE NA ESCOLA

Encontro promovido pela Piraporiando vai discutir a importância da diversidade na educação, através de debate e exemplos práticos de sucesso.

No próximo dia 07, quinta-feira, a Piraporiando, editora cujas obras são voltadas para diversidade e educação antirracista, vai realizar o encontro ‘A importância da diversidade na educação’. Será das 18:30h às 21:30h, no espaço Faber Castell, na zona sul de São Paulo. O objetivo do evento é debater caminhos possíveis para abordar a diversidade na escola, mostrando exemplos de experiências bem sucedidas. Reconhecimento e respeito à diversidade são temas urgentes e sensíveis na sociedade, por este motivo, nem sempre é simples sua abordagem.

O encontro, aberto a todos os interessados, foi estruturado para o público ligado à educação, de professores e coordenadores a diretores de escolas públicas e privadas. A proposta é analisar o cenário da diversidade no universo educacional. Os conflitos gerados pela intolerância e também pela ausência de diálogo sobre alguns temas, especialmente no ambiente escolar.  

Janine Rodrigues, fundadora da Piraporiando / foto: divulgação

Para este encontro, a Piraporiando terá convidados de áreas distintas, que vão dividir suas experiências e a atuação em vários aspectos da diversidade. Tendo como ponto de partida esses casos reais, somados ao próprio projeto Trilha Literária, da Piraporiando, será proposto um diálogo sobre soluções possíveis. Os participantes serão convidados a pensar coletivamente em ações que contribuam para uma maior equidade nas escolas e na sociedade.

O evento é gratuito e as vagas são limitadas. Inscrições podem ser feitas pelo link https://www.sympla.com.br/a-importancia-da-diversidade-na-educacao__679483

Os Convidados:

AdJunior –  youtuber, palestrante internacional e especialista em comunicação. Vai falar sobre como a prática e os exemplos podem gerar mais resultados que somente as teorias. Seu canal ‘AdJunior – Descolonizando’ , criado há cerca de cinco anos, tem mais de 66 mil inscritos e pode ser considerado uma resposta a ofensas racistas que ele ouviu quando quis falar sobre turismo em um outro canal do YouTube.

Ad Junior / foto: divulgação

Marina Basques Masella – coordenadora pedagógica  da EMEI Nelson Mandela. Vai apresentar  suas iniciativas em prol da diversidade. A escola ganhou uma série de prêmios por suas iniciativas pedagógicas, como o projeto Azizi Abayomi, um príncipe africano.

Aldrin Jonathan Santos e Alexandre Moreira, do Instituto Rodrigo Mendes. Vão compartilhar os exemplos de projetos realizados em parceria com escolas, com o objetivo de colaborar para que toda pessoa com deficiência tenha uma educação de qualidade na escola comum.

Trilha Literária – Leitura e diversidade

Janine Rodrigues, fundadora e diretora da Piraporiando, vai apresentar resultados de ações desenvolvidas no Brasil e no exterior focadas em diversidade para uma educação antirracista, antibullying e sem preconceitos. Entre elas, a ‘Trilha Literária’, projeto pedagógico que aborda a diversidade e desperta o interesse pela leitura em sala de aula. A iniciativa aposta no brincar, na gamificação, na coletividade, na escuta e na interatividade, tendo o professor como mediador.

Serviço:  
Encontro ‘A importância da diversidade na educação’ 
Dia 07/11 (quinta), das 18:30h às 21:30h.  
Local: Auditório da Faber Castell 
       Av. Dr. Chucri Zaidan, 902 - São Paulo - SP
Evento gratuito mediante inscrição (clique aqui).