A MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo promove residência artística com o coletivo inglês Quarantine ao longo do mês que antecede o evento.
Artistas de diversas formações podem aproveitar a oportunidade rara (e gratuita) de uma residência com o grupo inglês Quarantine, durante o mês de fevereiro e início de março. As inscrições para o projeto “Olho no olho: quem consegue ser visível na São Paulo de hoje?” estão abertas até dia 31 de janeiro.
Serão selecionados 12 artistas brasileiros de variadas áreas para um período de imersão com o coletivo inglês, que há duas décadas cria performances e eventos públicos inspirados no cotidiano. A residência será realizada em São Paulo e coordenada por Richard Gregory e Renny O’Shea, cofundadores e diretores artísticos do Quarantine, além de Sarah Hunter e Kate Daley, parceiras do grupo.
O resultado da seleção será divulgado em 07 de fevereiro e a residência se inicia uma semana depois, dia 13. Será um trabalho intensivo, de terça a sábado, das 14h às 19h. Na primeira etapa, o grupo selecionado irá entender a forma de trabalho do Quarantine. Os integrantes do grupo inglês partilharão suas experiências anteriores e suas técnicas. Na sequencia, brasileiros e ingleses irão desenvolver juntos estratégias para pesquisa e abordagem de não artistas locais para se unirem ao grupo.
Essa ação será após uma breve pausa para o Carnaval. Serão convidadas aproximadamente 25 pessoas sem ligação com o universo artístico, com idades entre 18 e 75 anos. Os ‘não artistas’ participarão da segunda etapa, em um processo de cocriação em que as vivências e visões diferentes do grupo serão bastante exploradas. O resultado dos trabalhos será apresentado nos dias 7 e 8 de março, com uma instalação performativa.
A programação terá ainda duas rodas de conversa, obrigatórias para o grupo residente e abertas ao público, nos dias 15 e 29 de fevereiro.
Olho no olho: quem consegue ser visível na São Paulo de hoje?
Inscrições gratuitas: até 31.01 pelo site da MITsp
Divulgação dos 12 selecionados: 07.02.20.
13.2 a 8.3, de terça a sábado 14h às 19h. [Pausa para Carnaval: 22 a 25.2]
15.2 e 29.2: rodas de conversa abertas ao público
07 e 8.3: apresentação da instalação performativa.
Centro Cultural São Paulo. Rua Vergueiro, 1000.
Ações Pedagógicas – curadoria de Maria Fernanda Vomero
Público-alvo: atores, dançarinos, coreógrafos, artistas visuais, músicos, cineastas, videoartistas, performers professores de teatro e demais artistas que tenham interesse e disponibilidade em trabalhar com pessoas comuns da cidade.
Este projeto foi contemplado pela edição 2019 do Programa Pontes Oi Futuro–British Council.