Coronavírus, os idosos e o coração.

imagem mostra uma mão segurando cartão com a inscrição 2019-nCoV
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Os dados oficiais do Brasil (03.02) indicam 14 casos suspeitos de coronavírus em quatro estados, outros 13 casos já foram descartados.

As notícias sobre Coronavirus se multiplicam como ‘Gremlins’ na água. Algumas pessoas até  deixam de se atentar a novidades, pelo excesso de informação. Mas esta aqui é importante!

Há uma preocupação específica para a população acima dos 50 anos de idade, uma vez que a baixa imunidade nessa população acaba sendo uma realidade. Já circularam pelas redes sociais alguns vídeos e textos falando da importância da vitamina D neste quesito. Outro alerta que surge no momento é quanto a propagação do vírus para o coração, causando quadros infecciosos graves.

Idosos

O novo vírus, chamado de 2019-nCoV , ataca o inicialmente o sistema respiratório. A geriatra Maísa Kairalla, da UNIFESP, explica em seu blog que ele pertence a um grupo que reúne desde os causadores de resfriados comuns até os causadores da SARS (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e da MERS (Síndrome Respiratória do Oriente Médio).

Para a médica, explica que a incidência na população mais idosa é decorrência natural do envelhecimento mas, além dos cuidados de higiene normais, outra medida fundamental para prevenção é manter em dia a vacinação. Não há uma vacina para o Coronavirus por enquanto, porém ao se proteger de outras infecções, você mantém o organismo mais forte e evita dúvidas em alguns diagnósticos diferenciais, como o da gripe.

Coração

Um dos órgãos que também pode ser afetado em uma contaminação por Coronavirus é o coração. O alerta é da médica Nicolle Queiroz, do Hospital São Luiz e Hospital Albert Einstein. A miocardite viral é uma inflamação do músculo do coração, grande responsável por casos de mortes súbitas, que representam cerca de 320 mil vítimas todos os anos no Brasil.

O miocárdio é responsável pela contração do coração e bombeamento de sangue para todo o corpo. A redução desta função pode evoluir para uma arritmia cardíaca, ou ainda levar a formação de coágulos, que ao obstruir os vasos causam um acidente vascular cerebral ou infarto.

A miocardite é uma inflamação que pode ser totalmente curada, segundo a médica Nicolle Queiroz, em aproximadamente 66% dos casos. O rápido diagnóstico é fundamental para que os cuidados sejam tomados, evitando sequelas ou mesmo, óbito. Uma equipe médica multidisciplinar é indicada para diagnosticar qualquer disfunção no organismo decorrente da infecção.

Medidas importantes:

  • Cuide bem da saúde
  • Mantenha-se hidratado
  • Lave com maior frequência as mãos
  • Evite o contato com pessoas vindas de áreas com casos confirmados da doença
Sintomas:
- Febre Alta
- Tosse 
- Falta de ar / Dificuldade para respirar
- Dores Musculares
- Diarréia