Evento de jogos eletrônicos destaca seu uso terapêutico para autistas

imagem azulada, mostra lateralmente três jovens com fones de ouvido jogando jogos eletronicos, apenas a primeira aparece com foco
Jogadores de e-Sports - imagem/divulgação

EVENTO ADIADO PARA DEZEMBRO EM FUNÇÃO DA PANDEMIA DE CORONAVIRUS. SAIBA MAIS EM “PRECAUÇÃO É A PALAVRA DE ORDEM”

O maior ‘game park’ do interior paulista terá uma área voltada a jogos terapêuticos, além de dois painéis para debater o assunto.

A Campinas Experience – CPSXP acontece no primeiro fim de semana de abril, no Expo D. Pedro. Além das consagradas áreas de Arcades, com jogos para serem testados, da Academia Gaming, voltada a debates e à instagramável área de Cosplay, o evento terá uma área reservada a jogos e técnicas terapêuticas. Será uma ação em conjunto com o Instituto ITEA, que atua há 20 anos na cidade, realizando um trabalho multidisciplinar com pessoas com autismo.

A percepção de que era importante aliar a CPSXP a um projeto social, levou a equipe a pesquisar o uso terapêutico dos games. “Descobrimos que em muitos países há várias iniciativas voltadas a crianças com autismo”, diz Chuck Catani, organizador do game park. “Foi a partir daí que nos reunimos com neurocientistas e a equipe do ITEA com a proposta de dedicar um espaço de debate e demonstração durante a Campinas Experience – CPSXP.”

A autismo

O autismo ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição de saúde ligada à comunicação e à interação social. São diversas as características que podem se repetir entre pessoas com autismo. As mais (re)conhecidas pela população em geral são os padrões de comportamentos repetitivos, a fixação em números ou datas e algumas vezes o isolamento e a dificuldade de aprendizado formal. Estima-se que existam hoje 2 milhões de pessoas diagnosticadas com TEA no Brasil.

O Instituto ITEA estará presente com sua equipe multidisciplinar que inclui neurologistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas. Eles estarão, prioritariamente, em uma área destinada à apresentação de jogos usados em terapia, para que a população de forma geral possa ter conhecimento deste tipo de trabalho. Também estão programados dois Painéis. “O primeiro vai reunir especialistas da Unicamp e da UFSCar para falar sobre a gameficação em tratamentos”, conta Catani. “O outro Painel vai abordar o uso dos jogos na inclusão de pessoas com TEA.”

Estrutura da Campinas Experience – CPSXP

Para um público estimado em 10 mil visitantes nos dois dias do evento, a Campinas Experience – CPSXP vai instalar duas arenas e outros locais para jogos e campeonatos nos 7 mil m² do Expo D. Pedro. Na área de Arcades, serão disponibilizados consoles e fliperamas antigos, além de jogos modernos em computadores. Na Academia Gaming haverá painéis, palestras e bate-papos com profissionais do mercado de e-Sports. Já na área Cosplay, os fãs poderão alugar roupas de seus personagens favoritos, fazer maquiagem, desfilar e participar da premiação de melhor cosplay ao final do evento. Em cinco lojas também será possível adquirir produtos. Também há uma área de gastronomia com opções para diversos regimes alimentares.

Campinas Experience - CPSXP  
Expo D. Pedro
Avenida Guilherme Campos, 500
Jardim Santa Genebra
De sábado, 04, às 10:00 até domingo, 05 de abril às 22:00. 
Informações: www.cpsxp.com.br
Primeiro lote de ingressos (até 12.03) de R$70 a R$140.

Os comentários estão fechados.