Cai um mito: lata amassada não prejudica a qualidade do conteúdo

lata de comida com um cantinho levemente amassado, vista de cima.

As latas de aço hoje contam com películas internas flexíveis e resistentes que evitam o contato dos alimentos com o aço.  

Baseada em uma verdade de algumas décadas atrás, uma grande parte dos consumidores ainda evita a compra de latas de alimentos que tenham algum ‘amassadinho’.  O que antigamente era um fator de risco, já não é mais, graças à evolução da indústria do aço. A contaminação que existia quando uma lata de alimento amassava era causada pelo rompimento do revestimento da lata, que era rígido. Hoje, as latas em todo o mundo são revestidas por material flexível que não se quebra no amassar da superfície.    

Apesar de um pouco contestadas por correntes que preferem alimentos ‘in natura’, os enlatados têm diversas vantagens. O processo de fechamento das latas permite uma conservação por mais tempo, preservando o sabor e as características nutricionais dos alimentos. A validade dos produtos embalados a vácuo em latas pode chegar a 60 meses. Além disso, as latas são 100% recicláveis e podem ser infinitamente recicladas pela indústria.

Além dos amassados.

A engenheira de alimentos Thais Fagury, presidente da Abeaço (Associação Brasileira de Embalagem de Aço) lembra que outros cuidados devem ser tomados. Se por um lado a lata amassada não representa risco, o oposto é perigoso. O estufado das latas pode ser sinal de conteúdo com algum tipo de contaminação. “É importante para o consumidor saber que a lata estufada, que pode conter algum tipo de micro-organismo devido ao mau processamento e que deteriora o alimento dentro da lata. A contaminação não é causada pela lata, mas por uma característica do próprio alimento ou processamento”, explica.

presidente da Abeaço, fotografaca em close, com um sorriso no rosto.
Thais Fagury, presidente da Abeaço – imagem/divulgação

Algumas vezes é encontrada ferrugem na parte de fora da embalagem. A ferrugem é o processo natural de oxidação do aço. Quando está no exterior, superficialmente, sem furar a lata, não é necessário inutilizar o produto. Outro cuidado é após a abertura da lata – evite guardar uma eventual sobra de alimento dentro da lata, na geladeira. Os próprios fabricantes indicam nas embalagens: coloque as eventuais sobras em um outro recipiente, com tampa.