Você sabe como limpar o sofá e as poltronas estofadas?

Em tempos de Home Office, é sempre bom redobrar a higiene da sala!

Mesmo quem não costumava passar muitas horas em casa, agora praticamente não tem opção. A pandemia de coronavirus levou muitas empresas, impulsionadas ou não pelo governo, a estabelecer regras de home office.  Nesta hora, o cuidado com  limpeza dos ambientes deve ser redobrado e a higienização de sofás e outros móveis estofados merece atenção. Uma startup especializada em serviços para casa, de olho na situação, destacou algumas dicas para ajudar especialmente para quem não costumava lidar com essa questões! 

As principais recomendações com relação à prevenção de contágio por coronavirus está na higienização de mãos, roupas e calçados. Para quem fica em casa, o alerta sobre a limpeza também dos ambientes foi aceso. A TempoTem, startup de serviços para casa e automóveis, percebeu essa preocupação e comprovou com números de pesquisa no Google: a busca pelo termo ‘higienização’ cresceu 588% na última semana. Quando a busca é específica sobre “higienização de sofá”, o crescimento foi de 130%!

A empresa focou essa demanda listou algumas sugestões e orientações para quem quer higienizar o estofado em casa. Mesmo sabendo que os pets adoram subir nos sofás – e que alguns tutores amam essa companhia, evitar o acesso de gatos e cachorros ao estofado é uma garantia de limpeza por mais tempo. Quando isso não é possível, a frequência da higienização deve ser maior. Evitar colocar os pés calçados em cima do sofá é outra lembrança importante, em todos os tempos.

Outro costume de muitas pessoas que deve ser cercado de cuidados é comer sentado no sofá.   Quando se trata de uma refeição propriamente dita, claro, se houver uma bandeja de colo, o uso é bem-vindo. Com relação a salgadinhos ou pipoca o risco parece ser maior, já que muitas vezes eles caem e entram nos vãos, quase de forma imperceptível.  

Retire toda a poeira

Pensando nos lanchinhos que podem deixar resíduos, o uso de um aspirador de pó no sofá é sempre indicado. Mas não apenas nesse caso. Segundo a TempoTem, a principal forma de limpar peças estofadas e tecidos de decoração é retirar o pó com um aspirador. As partículas de poeira, assim como os ácaros, não podem ser vistas a olho nu, por isso, criar uma rotina de aspiração é uma forma eficaz para manter tudo limpo.

Tipos de limpeza

Há dois principais tipos de limpeza: à seco e a lavagem normal. Com a chegada do outono, o cuidado com a quantidade de água utilizada deve ser redobrado. Um ambiente com umidade acima de 60% favorece a proliferação de ácaros e micro-organismos. A umidade pode ser ainda pior do que a sujeira, para efeitos de doenças respiratórias, segundo Bianca Amaral, diretora da TempoTem.

Produtos Proibidos

Nem todos os produtos de limpeza são indicados para todas as superfícies. Quem tem o costume de limpar a casa, sabe bem disso. Por este motivo, ao buscar soluções na internet – e o youtube está cheio de tutoriais, cuidado com essas receitinhas caseiras! Alguns produtos com cloro ou água sanitária podem danificar o tecido do sofá de maneira permanente. Surpreendente é que mesmo sabão em pó ou o ‘inofensivo’ sabão de coco também podem causar danos. Antes da limpeza, procure identificar o tipo tecido e buscar o produto é mais indicado. Detergente neutro, normalmente é uma boa opção, mais em conta que produtos específicos.

Alerta adicional!

Bianca Amaral faz uma recomendação adicional, voltada a quem tem crianças em casa, um histórico de alergia, ou é dono de um pet. No caso dessas pessoas, é recomendada uma higienização profunda com um profissional a cada seis meses. Nesse tempo de quarentena é importante ter em mente que esse processo deve ser feito, se possível, após a identificação do pico de surto. Mas não deixe de anotar na agenda, para lembrar assim que a vida voltar ao normal!

Depois dessa limpeza profunda, uma ótima ideia é realizar uma impermeabilização. Quando o  serviço é feito por profissionais, as características do tecido podem ser mantidas, ao mesmo tempo que seu estofado ganha uma camada protetora contra líquidos e sujeira. Todo o processo de limpeza após a impermeabilização se torna mais tranquilo.