Questionário pretende checar o uso das máscaras e oferecer orientações de proteção contra o coronavírus
Pesquisadores do Setor de Glomerulopatias (doenças do rim) da Escola Paulista de Medicina vêm trabalhando alguns aspectos a respeito da pandemia do coronavírus. A partir de estudos clínicos e pesquisa com os pacientes da unidade, surgiu a ideia de lançarem um questionário mais amplo para a população em geral. Além de checar o uso das máscaras, mesmo caseiras, o documento online dá orientações importantes em termos de prevenção.
“O principal objetivo é conscientizar as pessoas sobre a proteção individual”, comenta Danilo Fernandes, doutorando na Unifesp. “Quando o isolamento acabar, ou quando as pessoas começarem a quebrá-lo, essas são as estratégias que vão ajudar a conter a disseminação desenfreada do vírus”.
O pesquisador comenta que o uso de máscaras, mesmo as feitas em casa, reduz a chance de infecção pelo novo coronavírus. Foi realizada uma primeira onda de coleta online há cerca de 15 dias, com mais de 800 respostas. Os dados dessa primeira enquete apontaram questões e ajudaram a montar o segundo questionário que deve ser respondido ao longo das próximas duas semanas. O levantamento online é bastante objetivo e não há necessidade de se identificar, são solicitadas apenas as iniciais do nome dos respondentes.
No primeiro momento da investigação, foi percebido que algumas pessoas sabiam do uso da máscara, mas poucas estavam usando. “Esse segundo questionário é para saber se o comportamento mudou diante de toda a divulgação do Ministério da Saúde e da mídia como um todo”, explica Danilo Fernandes. Ao final do levantamento, será realizada a análise das respostas e feito um cruzamento com os dados dos outros estudos realizados pelo setor. Os resultados do levantamento devem ser disponibilizados pelos pesquisadores.
O doutorando comenta que o questionário foi feito em conjunto com as doutoras Michelle Passos e Profa. Dra. Gianna Kirsztajn. No final do questionário, a pagina de agradecimento relembra as orientações de higiene e indica dois links de informação adicional sobre o uso de máscaras. “Com o passar dos dias, esperamos que, pelo menos na capital, o comportamento mude em relação ao uso de máscaras”, conclui Danilo Fernandes.
Levantamento sobre uso de Máscaras Para participar, basta clicar no link bit.ly/todos-com-mascaras A primeira pergunta se refere ao primeiro questionário, fechado no início do mês. Basta responder que não participou (sendo este o caso) e seguir com as respostas. Escola Paulista de Medicina