Transformando o mundo sem sair de casa

Grupo Alma Livre, confirmado no Playing For Change at Home

Artistas organizam show de 24h em prol de instituições que trabalham a música como cidadania.

O “Playing For Change” surgiu nos Estados Unidos, há quase 18 anos, como um movimento que prega a força da música como transformação. A ideia se espalhou e diversos países participam de ações para manter escolas de música em regiões carentes. A maratona de shows anual acontence ao redor do mundo, tradicionalmete em setembro. No Brasil, porém, o evento será neste fim de semana.

Coronavirus antecipa o show

O Brasil é o único país que promoveu uma ‘adaptação ao momento’ e a antecipação do dia de shows. Em função da quarentena, muitas famílias atendidas pelo projeto perderam sua renda, o que levou o evento a ser antecipado. O nome de Playing for Change Day at Home dá uma ideia: todos os artistas irão se apresentar de suas casas.

Durante a apresentação, que tem dezenas de músicos confirmados, além de artistas amadores participantes, o publico será incentivado a fazer doações para o projeto. Ao longo das 24 horas de espetáculo, um QR Code sera exibido nas telas, para redirecionar o interessado a uma página de doação. Com o valor arrecadado serão comprados alimentos e itens de higiene para atendidos da escola do projeto em Curitiba e também para a Fundação São Martinho, no Rio.

Ampliando o alcance das doações

A similaridade de objetivos aproximou a Playing For Change Foundation da Fundação São Martinho: entidade que desenvolve programas sociais ligados a arte e esporte há mais de 30 anos, no Rio de Janeiro. Familias das crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social atendidas pela FSM também serão beneficiadas pelas doações desde fim de semana.

O show beneficente começa ao meio-dia de sábado (09) e a transmissão será feita por redes sociais e plataformas parceiras do evento. Entre os artistas confirmados estão nomes como Chico César (SP), João Suplicy (SP), Gabi Amaral (RJ), Big Joe Manfra (RJ), Colby Adams (Dallas, EUA), Maurício Baia (Miami, EUA) e Rodrigo Suricato (RJ).

A história do Playing for Change no Brasil começou com um show, na Ópera de Arame, em Curitiba. A apresentação marcou a inauguração da primeira escola ligada ao movimento no país. Mais que simplesmente ensinar música, as escolas da Fundação buscam desenvolver projetos educacionais e de cidadania para crianças carentes de várias regiões.

Playing for Change Day at Home 2020
Início: às 12h de sábado (09).
Transmissão: Gargarejo Live (https://www.gargarejo.live)
Para conhecer mais: https://playingforchangeday.org/about/
Instituto Playing For Change Brasil: http://pfcbrasil.com.br
Página oficial do evento: https://www.facebook.com/playingforchangeday