Campanha financeira em benefício dos profissionais do Hospital São Paulo tem como meta a compra de EPIs e outros insumos.
Lançada em maio, a campanha para captação de recursos segue em plataforma de financiamento coletivo até o final de junho. Também foi disponibilizada uma conta corrente para depósitos diretos e um espaço no hospital para doação de matéria prima. O Hospital São Paulo, da Escola Paulista de Medicina (UNIFESP) é mantido por recursos públicos e doações. Neste período de pandemia, porém, os valores não são suficientes para equipar todos os profissionais devido a alta demanda.
A campanha financeira ‘Equipar Pra Salvar’ tem o mote “Apoie Seus Heróis Com Doações”. Toda a captação de recursos tem finalidade exclusiva para compra de equipamentos que vão de máscaras a pinças. Para quem não convive neste meio, pode parecer exagero, por isso, os responsáveis pela campanha fizeram um levantamento a média de produtos usados semanalmente (veja no box).
A importância da doação
Os profissionais que trabalham com pacientes do COVID-19 precisam de EPIs de primeira linha, por estarem expostos ao vírus constantemente. Os valores recebidos do poder público e de doadores recorrentes não atingem os R$ 150 mil, gastos em média por semana nestes insumos. A meta da campanha financeira é atender 25% do valor total das necessidades.
Devem ser beneficiados cerca de 350 profissionais linhas de frente no combate ao novo coronavírus e de outros setores que continuam operando, incluindo limpeza e cozinha. A Dra. Sineida Girão, médica pediatra e voluntária da campanha, ressalta que a ocupação dos leitos do hospital chega a 95%.
“Vimos um crescimento brusco no número de infectados e, com isso, a necessidade por itens básicos de segurança se tornou ainda mais necessária. Esperamos que a campanha mobilize cada vez mais pessoas e empresas, e somos muito gratos a todo tipo de doação”, explica a médica.
Como doar
- Transferência bancária para conta específica da associação beneficente Colsan (abaixo), ligada ao Hospital São Paulo.
- Doações através do site de financiamento coletivo: https://www.catarse.me/equipar_para_salvar_2702?ref=project_link.
- Doação de matérias- primas, como TNT e outro materiais para confecção de máscaras e aventais. Feitas diretamente no Hospital São Paulo.
- Doação de Tempo: é possível se voluntaria para a confecção de EPIs (contato por email: equiparprasalvar@gmail.com)
Dados bancários para doação: Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan) Banco Santander Agência: 0212 Conta Corrente: 0130856998 CNPJ: 61047007/0001-53
Rol de produtos demandado semanalmente:
- 5 mil máscaras descartáveis
- 3 mil aventais TNT 30g
- 2 mil aventais TNT 50g – impermeável
- 2 mil máscaras profissionais
- 60 máscaras laríngea Supreme n.4 + 40 máscaras laríngea Supreme n5 OU
- 60 máscaras laríngea air-Q n.3,5 + 40 máscaras laríngea air-Q n.4,5
- 250 bougies adulto sem lumen interno
- 01 manômetro (“cuffômetro”)
- 100 fios guia
- 20 bisturis descartáveis c/ cabo lâmina n.11
- 20 pinças hemostáticas Kelly curva 14cm
- 150 tubos traqueais 7,5
- 150 tubos traque 8,0
- 20 tubos traqueais 6,0
- 100 macacões impermeáveis c/ capuz
- 500 máscaras N-95 OU
- 10 respiradores reutilizáveis 3M + 10 caixas de filtros (refil) extra
- 50 óculos de proteção (p/ uso c/ óculos de grau)
- 50 sprays antiembaçantes frasco
- 200 caixas luvas de procedimentos nitrílicas