Aplicativo replica a possibilidade de pedir ajuda aos vizinhos, não apenas para ‘uma xícara de açúcar’, mas vários serviços e utilidades.
Antigamente havia uma história, dizem que é verdade, que vizinhos iam até a casa ao lado com uma xícara na mão, para pedir um pouco de farinha, ou açúcar. Era uma forma de conhecer quem mora perto, sem ser simplesmente curioso. Há quem diga que os pedidos eram reais e apenas estreitavam as amizades. Seja como for, os tempos são outros e a segurança muitas vezes impede essa proximidade.
Batizado com uma onomatopeia que reproduz o som da batida numa porta, o Nok-nok é um aplicativo para aproximar vizinhos. Lançado no início do período de isolamento social no Rio de Janeiro, o app já atraiu usuários também em São Paulo. A ideia dos amigos Nicholas Hortegas e Pedro Xavier não é ser um aplicativo de compras, mas um facilitador de interação entre pessoas que vivem próximas.
Como funciona o app
O aplicativo, disponível para Android e iOS é alimentado com suas informações básicas de nome, endereço e profissão. Após esse cadastro, o usuário pode visualizar os mesmos tipos de dados e quem mora próximo. É possível anunciar produtos e serviços e solicitar ajudas variadas de pessoas cadastradas em um raio de 3km, segundo a apresentação do produto.
Ao longo destes meses se utilização, uma demanda que surgiu foi com relação à forma de pagamento, para produtos e serviços oferecidos. Está sendo lançado um sistema de pagamento completo, próprio a marca, que será gratuito para quem se registrar durante o período de pandemia. Com experiencia no setor financeiro, Pedro Xavier, sócio da Nok-Nok, está à frente do novo produto.
“O NoK-Nok Pay foi criado para facilitar a vida de todos os comerciantes. Além das taxas mais baixas do mercado, vamos valorizar e dar todo o apoio aos nossos parceiros para sair dessa crise ”, explica Xavier. A plataforma possibilita a emissão de boletos e vendas à vista ou parceladas por link de pagamento e maquininha, inclusive para transações fora do aplicativo Nok-Nok.
“Chama o vizinho”
Com a mesma filosofia de ajuda dentro de comunidades, a página do Instagram Chama o Vizinho foi lançada há cerca de quatro meses, na Capela do Socorro, aqui em São Paulo. A ideia de Mari Ramalho deu tão certo, que além de se espalhar por várias outras cidades, chegou a ser pauta do programa Encontro, da TV Globo. Em São Paulo, além dos vizinhos da zona leste, também existem vários ‘vizinhos’ no Centro e aqui na Zona Sul, inclusive na região de Moema.
Para aproveitar os serviços e ofertas do perfil, basta seguir e fazer contato diretamente com o ‘anunciante’. A variedade é muito grande: tem profissionais de saúde e contabilidade, artesãos, lanchonetes e bares, entre outros. Quem quiser oferecer seus serviços precisa entrar em contato por WhatsApp.
Nok-nok WhatsApp:(11)95325-9062 https://www.nok-nok.app/ Chama o Vizinho WhatsApp:(11)95469-2892 https://www.instagram.com/chamaovizinhooficial/