“Os parques na reconexão com a natureza”

Jardim Botânico SP (arquivo pessoal)
Jardim Botânico SP (arquivo pessoal)

Evento online promovido pelo SOS Mata Atlântica debate a importância do verde para o bem estar das pessoas e a falta que sentimos da natureza ao longo da quarentena.

Com os parques, aos poucos, se abrindo em São Paulo e o grande fluxo de pessoas indo a estes lugares, fica claro que todos sentimos falta da natureza. Estar em parques, pisar na grama , observar canteiros e árvores, entre outras coisas são ações que muitas vezes não se percebem como fundamentais. Esta relação entre bem-estar, saúde e meio ambiente, principalmente pós-isolamento social, será o destaque do evento desta tarde.

O webinar “Os parques na reconexão com a natureza” promovido pelo SOS Mata Atlântica tem apoio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo. O evento previsto para duas horas de duração, começa às 15h, com transmissão pelo Facebook e Youtube da ONG. Serão dois blocos temáticos mediados pela bióloga Erika Guimarães.

A programação

O primeiro ira tratar da importância dos parques para o bem-estar e saúde da população, principalmente na reconexão com a natureza pós-isolamento social. Pensando nas cidades, será discutida a falta de atualização do cadastro de parques municipais. Segundo dados da ONG, pouco mais de um quarto das áreas municipais de Mata Atlântica reconhecidas pela entidade contavam do Cadastro Nacional. Entre as Unidades de Conservação municipais, apenas um terço são listadas nos sites das prefeituras, com informações para o público.

Fechando o primeiro bloco do webnar, o dr. Paulo Saldiva, médico patologista e professor da USP dará um panorama da COVID-19 em São Paulo. Ele irá destacar como o controle de zoonoses pode ser fundamental para se evitar outras pandemias e, ainda, a relação entre saúde e a questão ambiental.

Seguindo o cronograma, o segundo bloco, que se inicia às 16h, vai debater a participação social nos parques e a relação com as comunidades do entorno. Serão dados exemplos práticos como o do Parque Natural Municipal Varginha. Serão dados depoimentos sob a ótima da gestão dos parques e ainda dos usuários, tanto frequentadores como moradores de comunidades do entorno.

“Ao término deste evento, esperamos que as pessoas saiam refletindo sobre o papel dos parques em suas vidas e o que precisamos fazer para valorizar ainda mais essas áreas e lutar para que elas permaneçam existindo e oferecendo oportunidades de contato com a natureza mesmo nas grandes cidades“, comenta Marcia Hirota, diretora-executiva da Fundação SOS Mata Atlântica.

Quem fizer um cadastro para participar do evento irá concorrer a vales-presente:
  1. Para os inscritos no evento serão sorteados 3 vale-presentes no valor de R$ 100,00.
  2. As inscrições feitas (nesse link) até às 16h30 de hoje (16), serão válidas para o sorteio.
  3. O sorteio ocorrerá após o evento e será realizado pela plataforma https://sorteador.com.br/.
  4. Os ganhadores receberão pelo e-mail cadastrado o vale-presente para escolher os produtos SOS Mata Atlântica na loja da Chico Rei (https://chicorei.com/sos-mata-atlantica).
  5. Do vale-presente será descontado o valor do frete.
  6. O cadastro será usado o sorteio e envio de comunicações da Fundação SOS Mata Atlântica.