Festival japonês das Estrelas adaptado à quarentena

Para evitar aglomeração, a 42ª edição do Tanabata Matsuri este ano terá apresentações online, além da opção de drive-thru entrega dos tanzakus (cartões coloridos com pedidos).

A programação online do Tanabata Matsuri acontece no dia 2 de agosto, com apresentações internacionais confirmadas. Há mais de quatro décadas, este é o primeiro ano em que o público não estará concentrado no bairro da Liberdade. Diferente por um lado, bom por outro. Moradores de Moema e Região que apreciam a cultura japonesa, mas evitam aglomerações normalmente, este ano poderão assistir tudo de casa.

Os pedidos para as estrelas, aqueles cartões coloridos chamados tanzakus, já podem ser comprados pela internet. No site, são apresentadas as opções de cores, de acordo com a intensão e um campo para que se escreva o pedido. Todos os cartões serão impressos pela organização, depois benzidos e queimados na cerimônia tradicional, em que os pedidos se elevam para o céu.

Para os mais apegados à tradição de levar pessoalmente seu pedido, existirá esta opção. Em dois pontos da Liberdade poderá ser feita a entrega presencial, através de drive-thru. Entendendo que muitos não abrem mão da tradição foi organizada uma maneira. Desde o dia 02 de agosto, até o final do mês, serão recebidos os portadores dos cartões de forma organizada visando evitar aglomerações. A entrega se dará na sede da ACAL, na avenida Liberdade, e no local da cerimônia de queima dos tanzakus, na rua Galvão Bueno.

“Apesar de não podermos seguir a tradição de décadas com a decoração nas ruas do bairro e na Praça da Liberdade-Japão, onde sempre realizamos a festividade, não poderíamos passar este ano sem celebrar e proporcionar o ritual de fé às pessoas”, ressalta Hirofumi Ikesaki, presidente da Associação Cultural e Assistencial da Liberdade (ACAL).

A Origem do Festival

O Tanabata Matsuri celebra a história de amor de Orihime, filha de um poderoso deus do reino celestial, e um rapaz do povo. O pai consentiu o casamento dos dois jovens, mas depois de juntos, ambos se descuidaram de suas obrigações. O pai, indignado, ordenou que eles vivessem separados, um de cada lado da Via Láctea. O casal pode se reencontrar apenas uma vez ao ano, no sétimo dia do sétimo mês, desde que se cumpram a ordem do pai: atender aos pedidos vindos da Terra.

Ao final do Tanabata Matsuri, os desejos em papéis são queimados com o propósito de que os pedidos cheguem aos céus para que as estrelas Altair e Vega, segundo a lenda, possam realizar os pedidos. "Temos muitos exemplos de pessoas que todo ano nos contam que realizaram seus pedidos", comenta Ikesaki.
Tanabata Matsuri – Festival das Estrelas
Domingo, 02.08, das 14h às 18h
Transmissão:
Facebook: @acalliberdadeoficial
Instagram: @acalliberdade
YouTube: Acal Liberdade 

Tanzakus 
Drive-thru (02.08): entrada pela rua Fagundes,153
Presencial - sede da ACAL na avenida Liberdade, 365
Horário: das 10h às 17h
WhatsApp: 11 99025-2113