Seja em restaurantes, seja dentro de casa, o paisagismo torna o ambiente mais leve e harmônico e além de uma sensação de bem-estar, algumas plantas tem propriedades bastante interessantes.
O isolamento social que exigiu uma permanência maior das pessoas dentro de suas casas, também foi uma oportunidade para todos observarem mais as plantas que cultivam. Além da clássica definição das plantas que exigem mais ou menos água, mais ou menos luz, também há pesquisas sobre seus benefícios diretos no bem estar e saúde. Estes conceitos se aplicam pelo paisagismo tanto em residências quanto em restaurantes, principalmente no momento de reabertura gradual.
O paisagista Bruno Watanabe, diretor executivo da Vertical Garden, trabalha com o conceito de ‘design biofílico’, que significa levar a natureza para perto das pessoas. Ele ressalta que as plantas certas não apenas deixam ambientes mais leves como, no caso de restaurantes, podem ajudar de maneira harmônica a garantir o distanciamento. Existem ainda outras vantagens de algumas espécies relacionadas diretamente à qualidade do ar!
Watanabe comenta que uma pesquisa realizada pela NASA apontou 19 tipos de plantas que possuem propriedades especiais na questão de purificar o ar e que se desenvolvem bem em ambientes fechados. Entre elas há plantas de porte pequeno e médio como Antúrio, Aranha, Crisântemo e Gerberas. Também fazem parte desta seleção a Espada de São Jorge, a Jibóia e o Lírio da Paz. E existem também espécies maiores para vaso no chão, como algumas Palmeiras, a Tamareira e o Ficus. E pendentes como Gibóia e Samambaias.
Para escolher a planta ideal, além de olhar a questão estética, é importante observar as exigências de manutenção. Bruno Watanabe, dá algumas dicas interessantes: “O Antúrio é de fácil manutenção e ajuda a reduzir os níveis de amônia liberados por produtos de limpeza. A Jiboia absorve o benzeno dos produtos de limpeza, sendo interessante para quem tem alergias. Já a Samambaia de Boston age como umidificadora natural. Além do lado místico que carrega, a Espada de São Jorge é muito resistente e demanda pouquíssimos cuidados”.
Além destas plantas, predominantemente verdes, o paisagista indica um pouco de cor, com crisântemos, que além de belos, ajudam na filtragem de benzeno! Especialmente para restaurantes, ele aconselha vasos de violetas e kalanchoes, que ficam bem em ambientes fechados e com ar condicionado, não demandam muita luz, nem muita água. Para estes locais, outra proposta que dá um ar bem sofisticado aos ambientes é um jardim vertical preservado.
“Os jardins verticais preservados são práticos tanto em sua implantação quanto manutenção e podem ser feitos sob medida”, comenta o diretor da Vertical Garden. É interessante lembrar, especialmente no caso de restaurantes, que as plantas em interiores ajudam a reduzir significativamente o nível de ruídos. Há estudos que sugerem que as folhas absorvem, difratam ou refletem o som, tornando ambientes mais aconchegantes.