Festival de Música é mais uma oportunidade online para as crianças

desenho de três peixes bois tocando instrumentos e a inscrição Festival de Musica Infantil
Festival de Musica Infantil Peixe Boi (imagem divulgação)

Evento previsto inicialmente para ter apresentações em várias cidades do estado irá alcançar um público ainda maior pelo youtube

Começa hoje a 4ª edição do Festival de Música Infantil Peixe-Boi, que reúne artistas preocupados em resgatar e difundir a cultura popular e regional brasileira. A estreia será hoje, com a divulgação dos quatro primeiros vídeos. Depois, a cada semana, outros três conteúdos serão liberados até o final do evento em dezembro.

São 10 artistas ou grupos que apresentam seu conteúdo de forma gratuita através do canal de YouTube do evento. A programação inicial previa shows em várias cidades do interior paulista, mas, devido à pandemia o formato foi repensado e será através de vídeos gravados. Perde-se o contato direto da criança com o artista, mas, por outro lado, existe um enorme ganho de alcance do público.  

Músicos e músicas

Entre os artistas participantes, estão alguns já muito conhecidos das crianças de São Paulo. O evento terá apresentaçõoes do Grupo Girasonhos, de Lili Flor & Paulo Pixu e da Companhia Cabelo de Maria. Também se apresentam Paulo Bira, o Grupo Capucheta e a companhia  Pé de Vento. Com nome muito sugestivo, outro participante é “Meu Pequeno Coração Caipira”.

Os novos vídeos serão sempre liberados ao meio dia da data agenda e ficam à disposição pelo YouTube ao menos até o final do Festival. Estão previstos musicais inéditos, atrações de nichos e estilos variados com música para crianças, passando pela cantiga de roda, roda de histórias, teatro de bonecos, mamulengo, literatura popular, folclore e outras manifestações artísticas.

4º Festival de Música Infantil Peixe-boi

Temporada: 12 de outubro a 31 de dezembro
Horário de disponibilização dos novos vídeos: 12h
Onde: https://www.youtube.com/culturainfantil
Inscrição/acesso: Grátis. 
Classificação: Livre.

Programação

Outubro
12/10 - Giba Pedroza & Cris Barulins: Maré
12/10 - Cia. Cabelo de Maria: Mosquitinho
12/10 - Lili Flor & Paulo Pixu: Seu Tatu
12/10 - Grupo Capucheta: Brincou na Flor
14/10 - Paulo Bira e Brasileirinhos: Tatu-bola
16/10 - Grupo Girasonhos: Qual a Diferença?
19/10 - Grupo Pé de Vento: Vida Maluca
21/10 - Lili Flor & Paulo Pixu: Dois Gatos
23/10 - Paulo Bira e Brasileirinhos: Urubú-rei
26/10 - Cia. Cabelo de Maria: Curupira
28/10 - Grupo Girasonhos: Tesouros de Outros Ouros
30/10 - Grupo Capucheta: O Violão Perguntou

Novembro
02/11 - Paulo Bira e Brasileirinhos: Cachorro-do-mato-de-orelha-curta
04/11 - Cia. Cabelo de Maria: Lobisomem
06/11 - Grupo Pé de Vento: Criancinhas
09/11 - Grupo Girasonhos: Medo, Medinho, Medão
11/11 - Giba Pedroza & Cris Barulins - Piões bailarinos
13/11 - Lili Flor & Paulo Pixu: Elefante
16/11 - Grupo Capucheta: Ciranda Bela Rosa Amarela
18/11 - Cia. Cabelo de Maria: Mariana Ventania
20/11 - Giba Pedroza & Cris Barulins: Piu...Piu...Piu!
23/11 - Grupo Pé de Vento: Dança Balança
25/11 - Cia. Cabelo de Maria: Xadrez
27/11 - Giba Pedroza & Cris Barulins: Planeta Peteca
30/11 - Cia. Cabelo de Maria: Mulinha

Dezembro – a programação será divulgada oportunamente.

Os grupos/artistas

Cia. Cabelo de Maria – Renata Mattar e Gustavo Finkler fundaram a Cia. Cabelo de Maria, em 2007. grupo trabalha com a música regional brasileira. Arrasta-pé, coco, xote, baião e marchinhas formam a variedade de ritmos.

Paulo Bira e Brasileirinhos – Canções que contam histórias e trazem curiosidades e características de animais da fauna brasileira que correm o risco de extinção.

Meu Pequeno Coração Caipira – A proposta do espetáculo é fazer uma celebração da cultura tradicional caipira, longe dos estereótipos e rótulos, por meio de canções, causos, modinhas, adivinhas, simpatias e trava-línguas em uma apresentação repleta de humor e poesia.

Lili Flor & Paulo Pixu – Os artistas fizeram uma longa pesquisa sobre as brincadeiras linguísticas na cultura popular brasileira e em alguns países latino-americanos. Brinquedos de Palavra é um encontro interativo com dança, histórias enroscadas, trava-línguas e parlendas.

Grupo Girasonhos – O grupo a tradição oral de contar histórias. O repertório traz as principais músicas, vinhetas e poesias compostas para os personagens das histórias que o grupo criou ao longo dessas duas décadas.

Grupo Capucheta – O Grupo apresenta histórias e cantigas da cultura popular, inspiradas em tradições como o bumba meu boi, a ciranda, o coco e o cacuriá.

Pé de Vento – voltado para publico infantil e infanto-juvenil, com uma temática sobre as diversidades regionais da cultura popular brasileira, entre eles o baião, coco, batuque, cacuriá e o bumba meu boi, jongo.

Cris Barulins & Giba Pedroza – Eles se apresentam juntos pela primeira vez! O duo apresenta canções resultantes de uma pesquisa de repertório de músicas da tradição oral da cultura musical popular de diversas regiões do Brasil.