O projeto “Projeto Pulando Fronteiras Tecnológicas” irá selecionar artistas de todas as regiões do Brasil que tiveram suas rendas reduzidas em função da pandemia, para capacitação online, com possibilidade de contrato.
A organização internacional Palhaços sem Fronteiras recebe até este sábado (17) inscrições para o projeto “Pulando Fronteiras Tecnológicas”. Serão selecionados 125 artistas de todas as regiões do país para em uma primeira etapa, cursos de formação profissional em produção de conteúdo audiovisual. Quinze participantes serão contratados para realização de vídeos sobre temas relacionados à cidadania.
Podem se inscrever, de forma online, artistas circenses com atuação em diferentes áreas, como canto, dança, circo e teatro entre outros. O projeto é financiado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). Ele é voltado a pessoas que tenham perdido renda neste período de isolamento. Os 125 selecionados irão participar de cursos gratuitos sobre os mecanismos para gravar vídeos de qualidade com equipamentos básicos e recursos simples.
Entre os selecionados, os primeiros 25 serão participantes ativos do programa de formação e os demais 100 participam como ouvintes. A seleção levará em conta a questão do impacto financeiro causado pela pandemia e também terá critérios de diversidade e inclusão, equidade de gênero e balanço regional. O programa de formação já acontece na próxima semana, de sexta a domingo.
Curso realista de Formação
Serão abordadas as técnicas para captação de imagem com qualidade usando dispositivos não profissionais, incluindo a importante arte da iluminação. Os alunos também terão orientação sobre elaboração de roteiro e edição. O olhar realista do curso foca sempre ferramentas básicas, elementos existentes nas casas e programas de uso livre disponíveis na internet.
“Trabalhadores da cultura estão entre as pessoas mais afetadas economicamente pela pandemia. A capacitação online é o ponto de partida para a formação profissional de artistas, como forma de seguirem com o trabalho e geração de renda em meio à nova realidade do mercado de trabalho”, comenta Thaís Dumêt Faria, Oficial Técnica em Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, do Escritório da OIT no Brasil.
Inscrições até sábado (17)
As inscrições para o projeto “Pulando Fronteiras Tecnológicas” serão aceitas até este sábado (17), com o preenchimento online do formulário disponível no link: https://forms.gle/g9RTBkY5BuWsP5HR9. Ao final do programa, quinze alunos, entre os participantes ativos serão convidados a compor um time para elaboração de uma série de vídeos. Os temas serão indicados, como higiene e medidas sanitárias, combate à violência de gênero, racismo e preconceitos, entre outros.
Para conhecer mais: Facebook: @palhaçossemfronteirasbrasil Instagram: @palhacossemfronteiras