Cresce a população de gatos domésticos na pandemia!

logo da campanha Meu Gato no Vet
Logomarca da Campanha Meu Gato no Vet (reprodução)

Pesquisa realizada pela Royal Canin revela que número cresceu cerca de 30%, porém também aponta dado preocupante com relação à saúde dos felinos.

Os cães ainda são maioria entre os animais domésticos no Brasil, de acordo com levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET). São cerca de 55 milhões de cães, contra quase 25 milhões de gatos. Mas a proporção vem se alterando, nos últimos seis anos, com um aumento maior no número de felinos.

Uma pesquisa encomendada pela Royal Canin, realizada em agosto deste ano, revelou que o aumento na adoção ou aquisição de gatos foi ainda maior na quarentena. Foram identificados 30% gatos domésticos a mais no período, sendo que 16% dos tutores, são de primeira viagem. Os motivos apontados para o novo pet são variados. Cerca de 11,5% dos novos tutores disseram que o principal foi o sentimento de solidão. Outros 9,1% justificam falando que o período de isolamento pode ser propício para se adaptarem ao novo pet.

Dados alarmantes sobre saúde

Não fica claro na pesquisa se a motivação para a escolha da espécie se deve à suposta independência dos bichanos, mas ficou clara uma carência das visitas ao veterinário. Entre os tutores com gatos novos em casa, 43% não os levaram a nenhuma consulta. Esta ausência nos consultórios também foi percebida entre 29% dos que já possuíam um felino antes da pandemia.

Das pessoas que não levaram seus gatos à consultas nos últimos 5 meses, 32,6% alegaram que não o fizeram em função dos riscos da pandemia e 40,1% não levaram o animal ao veterinário porque não perceberam nenhum um problema de saúde desde o início da pandemia. A pesquisa mostrou ainda que para 23% dos tutores, sair de casa gera um estresse imenso nos felinos. Ficar com os tutores em casa, também teve consequências: 36% dos entrevistados disseram que seu gato ficou mais estressado.

Uma campanha da Royal Canin, chamada “Meu gato no Vet”, tem o objetivo de conscientizar os tutores sobre a importância da saúde preventiva dos gatos. O hotsite traz conteúdos sobre saúde e bem-estar, além de uma relação de clínicas especializadas em felinos em todo o país. Há também episódios da série #ChamaoVet, vídeos com dicas e histórias de tutores famosos.  A produção e criação é da agência Bold.

Nesta segunda, 19 de outubro, às 14h, será lançado o quinto e último episódio da saga pelo IGTV da @royalcaninbrasil e da convidada, a curitibana Kim RosaCuca.

Episódios anteriores

#ChamaoVet
Todo o conteúdo permanece disponível no site da campanha

Episódio 1
Convidada especial: Kéfera | IG @kefera

Episódio 2
Convidado especial: Christian Figueiredo | IG @christian_fig

Episódio 3
Convidada especial: Magá Moura | IG @magavilhas

Episódio 4
Convidada especial: Mariana Xavier | IG @marianaxavieroficial