Centenário do psiquiatra é comemorado com uma série de lives e o lançamento de um livro.
O evento “Gaiarsa 100 Anos – O legado de J. A. Gaiarsa para a sociedade e a psicologia” é promovido pelo Grupo Editorial Summus em parceria com a Unibes Cultural. O psiquiatra, paulista de Santo André, faleceu há uma década, aos 90 anos. Seu trabalho é frequentemente associado à teorias libertárias, ao corpo e à revolução sexual. Foi ele que apresentou ao Brasil as obras de Jung e Reich, quando o nome mais conhecido em psicanálise ainda era Freud.
Gaiarsa criou uma teoria própria sobre a relação entre corpo e consciência, aplicada à análise do comportamento humano. Suas ideias, não apenas foram expostas em programas que protagonizou na televisão e no rádio, mas também em cursos universitários, através de vários livros publicados. Durante os anos de ditadura no Brasil, foi uma das vozes a valorizar a independência feminina e a liberdade de relacionamentos.
O livro
A organizadora desta publicação, que homenageia o psiquiatra em seu centenário, é pioneira no estudo acadêmico da obra gaiarsiana. Fernanda Carlos Borges reuniu depoimentos tanto de pessoas que conviveram com Gaiarsa, como de outros estudiosos. A obra reúne textos que contam sua trajetória crítica aos costumes autoritários e corajosa ao se colocar abertamente desta forma em tempos de ditadura.
A autoria lembra que Gaiarsa é ainda hoje uma referência pelo modo corajoso como lidava com a análise do comportamento, de sua visão de homem, de mundo e práticas. Na programação de lives, organizada pela editora Summus e pela Unibes Cultural, alguns destes nomes foram convidados para conversar com a organizadora sobre aspectos pontuais em sua obra. Nesta terça (27) e quinta (29) o clico de lives se encerra, dois encontros anteriores podem ser assistidos pelo Youtube.
“Gaiarsa 100 Anos - O legado de J. A. Gaiarsa para a sociedade e a psicologia” Sempre às 15h. Plataformas: Facebook e YouTube da Unibes Cultural Organizadora e mediadora: Fernanda Carlos Borges 27 de outubro: Corpo e saber de si - Dárcio Valente Rodrigues, Fábio Landa e Pedro Prado. 29 de outubro: Corpo, ética e espiritualidade - Monja Coen e Nadeesh Gaiarsa.
O livro O legado de J. A. Gaiarsa foi publicado pela Editora Ágora ( 168 p., R$ 59,60) e organizado por Fernanda Carlos Borges, que faz a mediação das lives.
Saudades desse grande psicólogo e humanista. Parabéns pela iniciativa.
Que notícia boa saber que a obra do meu “companheiro” de tantas reflexões super terapêuticas (leituras de seus livros e visualizações de seus vídeos) está tendo ao menos um pouco do reconhecimento que merece! Vou divulgar no meu Facebook e outras plataformas digitais.
Gaiarsa é o único psicoterapeuta entre os que li que tem a capacidade de mexer com meu corpo, isto é, provocar fortes reações – partindo apenas de textos escritos. Era um mago! Quantos sabem tanto quanto ele da dança corpo/mente?
Fico emocionado qdo lembro do Gaiarsa. Li todos os livros dele; fiz alguns workshops com ele; assisti a diversas palestras e gravei praticamente todos as falas dele qdo apresentava um quadro na bandeirantes.
Portanto conheci até onde deu diversos aspectos de uma mente privilegiada 100 anos à frente do seu tempo.
Não tão reconhecido como deveria, afinal nasceu no Brasil. Fosse nascido na USA ou na Alemanha seria conhecido no mundo.