Começa hoje o Rally dos Sertões

piloto de moto passa ao lado de uma parede de pedra durante edição do rally dos Sertões
Piloto Tunico Maciel da equipe GaiaMX, no Rally dos Sertões - imagem divulgação

Depois de ser adiada em razão da pandemia, a edição 2020 do Sertões começa hoje no Velo Cittá.

O Rally dos Sertões, sem dúvida a mais conhecida competição da modalidade no Brasil, terá início hoje, em Mogi Guaçu.SP. O evento que há 28 anos era uma prova apenas para motocicletas, tem hoje diversas categorias e modalidades de veículos. Ele está entre os mais queridos os amantes de esportes a motor em nosso país.

Para todas as modalidades de veículos competindo em velocidade, o prólogo acontece hoje no Autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu.SP. As equipes permanecem no local e largam na manhã de sábado em direção a Brasília. Na capital federal, se unem ao grupo os corredores do Rally de Regularidade, que começa dia 01 de novembro. Em todas estas categorias a prova termina no Maranhão, em Barreirinhas, dia 07 de novembro.

Outras categorias de competição

Existem três categorias especiais nesta edição do Sertões. Duplas que não querem passar o tempo todo em uma mesma função na equipe puderam se inscrever na categoria amigos e desta forma se revesar entre os papeis de motorista e navegador. Entusiastas de rally que não tem disponibilidade para todo o período da competição tiveram a oportunidade de entrar na Sprint, uma prova especial que acontece apenas nas três primeiras etapas.

Quem curte o offroad mas não é adepto das competições também tem lugar no Sertões este ano. A nova Categoria Light permite que estes pilotos e navegadores sintam todas as emoções do rallie sem se preocupar com marcas, já que a proposta é a aventura. Eles seguirão o mesmo trajeto, com as mesmas paradas e facilidades (ou dificuldades!), mas não estão competindo, estão vivendo o Sertões.

Protocolos de segurança

O Sertões teve sua realização adiada em função do coronavírus e, cientes de que a pandemia não passou, diversas adequações foram feitas para a prova. A primeira delas, claro, é a realização de testes em todos os pilotos, staff e membros das equipes. A caravana será isolada em ‘bolhas’, acampamentos fechados sem contato com a população local. As áreas de box de cada equipe serão isoladas em lugares restritos e distantes das cidades.

Este ano o trajeto também será divulgado apenas na véspera de cada etapa. É conhecido hoje o local de partida de todas as categorias e modalidades, bem como a cidade – mas não o ponto exato – da chegada. Ainda que o público seja desaconselhado de procurar os locais de prova presencialmente, haverá uma cobertura on-line, partindo não apenas da organização, como também das próprias equipes. As ações sociais estão mantidas com a compra de cestas básicas de pequenos produtores locais para distribuição para população carente de cada localidade, além de atendimento médico em modalidade de telemedicina para estas comunidades.

Saiba mais sobre o rally: https://sertoes.com/