O crescimento do e-commerce durante a pandemia vem sendo bastante noticiado. Ligado a este segmento, os negócios ligados à logística das vendas também experimentam um ganho.
Um novo perfil de usuário vem sendo atraído para os – também novos – modelos de empresas de armazenamento. Os conhecidos “guarda-móveis” evoluíram e hoje existem modelos de boxes e galpões em diversos tamanhos, localizações e pacotes de serviços. Não são mais apenas os clientes que precisam armazenar pertences por uma temporada que buscam esse serviço. Durante a pandemia, com o aumento do número de vendas online, a logística das empresas de e-commerce foi beneficiada pelos novos depósitos.
Há um ano no Brasil, a empresa M3storage possui algumas unidades de armazenamento em São Paulo, incluindo uma na Vila Olímpia, inaugurada há cerca de dez meses. Existe uma previsão de abertura de duas novas unidades na região de Moema, em breve. Uma será entre as avenidas Ibirapuera e Vereador Jose Diniz e a outra perto do aeroporto de Congonhas. Uma novidade implementada pela empresa é a tecnologia usada nos depósitos: uma novidade que facilita as operações de ‘última milha’ para retirada de produtos, por exemplo.
Nova possibilidade para o e-commerce
Para facilitar a logística da entrega, que muitas vezes impacta na decisão de compra, esta nova tecnologia permite ao vendedor liberar o acesso de seu comprador à distância. Desta forma, quem compra vai até o local de armazenamento e retira seu pedido de forma autônoma. “Podem ser locados vários pequenos boxes, para esta finalidade. Com abertura de “um clique” por meio de aplicativo próprio, e até mesmo SMS, o cliente utiliza uma chave digital a qualquer dia e hora, com total segurança”, explica country manager da M3storage no Brasil.
Na Vila Olímpia, os boxes para locação são do menor tamanho disponível, 1m³. Existem, porém, boxes grandes de até 100m². Luciano Montenegro de Menezes comenta que para o empreendedor do e-commerce, ou mesmo para grandes empresas, esta solução de armazenamento tem se mostrado satisfatória. “É uma tendência que só vai crescer e esse é o caminho em que iremos crescer juntos. Pick-up delivery, logística de última milha, logística reversa. Nascemos nesta transformação digital e com isso que iremos dar sequência a ascensão”.