Novos Amores de Quarentena

imagem dos artistas que participam da experiencia Amor de Quarentena.
Elenco de Amor de Quarentena ganha reforços na prorrogação da temporada.

Produtores do formato de “teatro via WhatsApp” comemoram o sucesso com prorrogação da temporada e inclusão de dois atores internacionais no roteiro.

A novidade em termos de dramaturgia foi lançada no Brasil em setembro. O formato inusitado já havia sido testado com sucesso em outros países e repetiu a receptividade por aqui. A ideia é interessante: um antigo amor ressurge neste tempo de quarentena, aparentemente ‘do nada’. Esse ex-amor é um ator escolhido pelo espectador. Ele passa a enviar mensagens  através do WhatsApp. Não existe interação, apesar de algumas pessoas terem vontade de responder uma ou outra mensagem.

Daniel Gaggini, diretor da versão brasileira, comemora o sucesso do novo formato. “Acreditamos que o objetivo do projeto, que é de levar mensagens de afeto e leveza para todes, está sendo alcançado”. Desde a estreia é possível escolher que seu amor  reaparecido seja Débora Nascimento, Jonathan Azevedo, Mariana Ximenes ou Reynaldo Gianecchini. No Brasil, o roteiro ganha a personalidade de cada ator, já que o diretor deu a eles a liberdade para produzirem fotos e vídeos, além de escolherem músicas que serão envidas ao público.

Intercambio na Quarentena

Em cada país em que esta microficção está sendo (ou foi) apresentada, artistas locais de relevância participam da experiencia. Uma vez que a produção segue sendo internacional, foi possível imaginar um intercambio. O diretor Daniel Gaggini aprova esse aspecto e a possibilidade de trazer artistas de outros países para o Brasil. A partir de sexta (13), Jaime Lorente (o Denver de La Casa de Papel) e Leonardo Sbaraglia (Relatos Selvagens) também poderão ser ‘escolhidos’.

Quem optar por receber as mensagens destes atores terá, nos 13 dias do enredo, áudios no original em espanhol. Mesmo que não entende o idioma pode fazer esta opção se desejar, já que serão enviados também os textos traduzidos para o português. Ainda não está confirmada a data em que os talentos brasileiros passarão a compor o casting da trama em outros países. A experiencia deve ocorrer em breve, no mesmo formato. A expectativa é grande, já que este elenco visita as telas internacionais, dublado, através de produções de nossa teledramaturgia.  

Apoio à classe artística

O projeto mundial tem, além do aspecto de companhia na quarentena, citado pelo diretor, também um lado social. Em cada país uma entidade de apoio à classe artística foi escolhida para receber os recursos da venda dos ingressos. Os artistas participantes do projeto abraçaram a causa e dispensaram os cachês.  Aqui no Brasil, a entidade escolhida foi o Fundo Marlene Colé, gerido pela APTI – Associação de Produtores Teatrais Independentes, com sede em São Paulo/SP.

Uma das recomendações feitas na venda dos ingressos é para que as pessoas não compartilhem os conteúdos recebidos. Não se trata apenas de uma questão de diretos, mas de ampliação à ajuda aos muitos profissionais que tiveram sua renda reduzida ou zerada na quarentena. “Foram vendidos mais de 1.500 ingressos em menos de 2 meses de temporada”, comemora o diretor, que acrescenta: “mais de 200 pessoas fizeram questão de registrar suas opiniões em nossas redes sociais”.

Dinâmica da Experiencia Teatral:

Ao comprar o ingresso, o espectador deve escolher qual ator ou atriz será seu ‘parceiro’ na experiencia, além de informar dados pessoais (nome, e-mail e número de WhatsApp). É possível escolher o primeiro dia para receber as mensagens. Não haverá interação entre o público e o intérprete. Para quem optar por um dos artistas espenhóis, os ingressos serão disponibilizados a partir do dia 13.

O espectador recebe uma mensagem via WhatsApp com informações básicas sobre a experiência informando, por exemplo, que eventuais respostas às mensagens não serão respondidas. A sugestão é salvar o contato com o nome de uma pessoa especial e aproveite para relaxar e se envolver na trama, aproveitando ao máximo.

Amor de Quarentena
Até 30.11
Via WhatsApp
Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 13 dias (a partir do envio da primeira mensagem).
Valor: R$ 40,00 – ingressos online pelo www.sympla.com.br
Site oficial: www.amordequarentena.com.br
Redes Sociais: Instagram e Facebook