A gincana virtual Nosso Tambor é focada nos pequenos, com dois desafios de ritmo diários, além de uma apresentação e uma live de bate papo para os pais.
Todos os sons que estão a nosso redor compõem uma espécie de trilha musical do cotidiano. A musicalização infantil, muitas vezes a aproveita estes pequenos barulhos com objetos e o próprio corpo. Ter uma iniciação musical não significa ser conduzido a tocar um instrumento, mas auxilia em diversas áreas e fases do desenvolvimento da criança. Pode ser um meio de estimular a imaginação e criatividade e até apoiar no desenvolvimento motor.
Esta semana o projeto Construindo Música, de âmbito nacional, está promovendo a gincana Nosso Tambor. São diversas atividades de musicalização voltadas aos pequenos que estão em casa. O projeto tem objetivo de levar a vivência musical nas escolas e através disso estimular a criatividade e interesse pela descoberta. Especialmente nesta que é a Semana da Consciência Negra, várias atividades serão propostas envolvendo ritmos afro.
Gincana Nosso Tambor
Participam da gincana, artistas de várias ‘especialidades’ dentro do mundo da música. Eles irão propor atividades que apresentam aos pequenos diferentes manifestações da cultura popular brasileira. Os chamados desafios são brincadeiras de musicalização e até de dança. Em vídeos bastante curtos, pensados assim em função da facilidade de dispersão das crianças menores, artistas mostram um movimento e convidam todos a repetir.
Além dos desafios que são lançados sempre às 11h e às 14h, há uma live às 16h, que pode ser um show ou uma divertida oficina. À noite, às 20h, a conversa é voltada aos pais, ainda no contexto da musicalização infantil. Ela acontece através do Instagram, mas, como todo o conteúdo, pode ser acessada através do site do evento. Ali, também, é encontrado todo o conteúdo já disponibilizado da gincana, para ser visto e revisto sempre que desejado.
Encerramento com participação do público
A programação (confira abaixo) com desafios, oficinas e bate papo vai até sexta (20). O encerramento da gincana Nosso Tambor acontece sábado, com duas lives especiais. A primeira, às 11h, é a apresentação do livro e música “Todo Mundo Sente”, de Flávia Maia, produzidos especialmente para o projeto. Às 18h acontece o show de encerramento com Thiago Di Luca, educador musical e correalizador do evento. Ele recebe Idowú Akin, Gente Grande Também Brinca e Maria Eugênia Tita .
No site do evento, logo abaixo dos links para as atividades, existe um espaço o público enviar seus próprios vídeos – também é possível o envio por e-mail. Esses vídeos podem ser de um desafio sendo cumprido, ou uma brincadeira musical, ou mesmo uma dança. Eles serão selecionados para entrarem na edição final do clipe da música do evento “Nosso Tambor”. O envio pode ser feito desde já, até dia 23 (segunda). Depois de finalizado, o vídeo da música com a participação dos artistas convidados e do público irá para as redes sociais dos realizadores.
Acompanhe a partir de hoje (18)!
Quarta-feira (18/11) | Tambores e batuques 11h - Desafio 1: Que batuque é esse? Ed Encarnação 14h - Desafio 2: Brincando com as congadas, com Nina Fola 16h - Live Show Infantil: Bora cantar meu povo! Ed Encarnação 20h - Live Temática: O Sul negro, que canta, dança e brinca! com Nina Fola Quinta-feira (19/11) | Cultura e infância 11h - Desafio 1: Vem ficar Tambor! com Thiago Di Luca 14h - Desafio 2: Regando a flor com muito amor, com Henrique Menezes 16h - Live Show Infantil: Cacuriá, uma brincadeira de dança, com Henrique Menezes e Bartira Menezes 20h - Live Temática: Infância na Cultura Popular do Maranhão, com Bartira Menezes Sexta-feira (20/11) | Na batida com mestres e mestras 11h - Desafio 1: Batida no caderno, com Isaar França 14h - Desafio 2: No Baque do Maracatu, com Mestre Fabinho 16h - Live Show Infantil: Na voz e na batida, com Isaar França 20h - Live Temática: Construindo saberes com os mestres, com Mestre Fabinho Sábado (21/11) | Nosso Tambor 11h - Live Especial: Flávia Maia apresenta “Todo Mundo Sente” 18h - Live Show de Encerramento: Thiago Di Luca convida Idowú Akin, Gente Grande Também Brinca e Maria Eugênia Tita pra entrar na roda!
Conteúdo já disponível
Corpo brinquedo Desafio: Afropulso - loucos pela dança! (com Regina Santos) Desafio: Peito, estalo e palma (com Mairah Rocha, do grupo Barbatuques) Show Infantil: Corpo Musical - Mariah Rocha, do grupo Barbatuques Live Temática: Um brinquedo chamado dança - Regina Santos Roda de histórias Desafio 1: Jongando com Tia Nastácia e Tio Barnabé, com Adalgiza Américo e Ronald Lotha. Desafio 2: No gingado da capoeira, com Mestre Dinho. Live Show Infantil: Contos, cantos e encantos da Tia Nastácia e tio Barnabé, com Adalgiza Américo e Ronald Lotha. Live Temática: Na Gira com Dinho: toadas, histórias e bate-papo sobre a educação da rua, com Mestre Dinho