Frutas, verduras e legumes orgânicos com cores e formas que fogem ao normal para uma nova alimentação colorida.
A orientação para se ‘comer colorido’ já é velha conhecida da maior parte das pessoas, como símbolo de comer saudável. Mas, e se na hora de preparar uma salada as cores das verduras e legumes forem diferentes das usuais? E quando o formato de um legume, por exemplo, não se parecer em nada com o padrão? Alguns produtores e distribuidores de hortifruti fazem parte de correntes para disseminar a ideia de que produtos fora do padrão têm seu valor.
Os especialistas do Sítio Boa Terra, produtor de orgânicos em São Paulo, mostram algumas variedades destes produtos que tem um colorido diferente. Eles indicam propriedades relacionadas à coloração, nem sempre conhecidas. Segundo a equipe do Boa Terra, os alimentos de cor roxa, por exemplo, têm propriedades de retardar o envelhecimento. Eles também pois favorecem a circulação e, assim como os verde escuros, têm boas doses de ferro.
Uma ‘feira’ com colorido diferente
Cenoura roxa: rica em antocianina, um antioxidante que concede a coloração arroxeada. A substância ajuda a fortalecer a imunidade diminuindo os níveis de colesterol no sangue, além de ter efeito anti-inflamatório e contribuir para o funcionamento do sistema cardiovascular. Acelga colorida: é rica em ferro, que ajuda no bom funcionamento do sistema circulatório e previne a anemia. O consumo regular contribui para a saúde dos cabelos e ossos, melhora a digestão e previne diabetes. Ele tem ainda em sua composição carboidratos, fibras, cálcio, vitaminas A, B, C e K, além de antioxidantes, como flavonoides e carotenoides. Couve-rábano: tem caule bulboso verde ou roxo. É rico em vitamina B6, que ajuda no metabolismo das proteínas e na produção de glóbulos vermelhos, além de ser uma excelente fonte de vitamina C. Almeirão roxo: conhecido como chicória amarga, é uma excelente fonte de vitaminas A, C e B, além de fósforo, ferro e cálcio. Tem ação antioxidante, que previne o envelhecimento precoce das células. Couve nero, também conhecida como couve toscana: é rica em fibras, ferro, cálcio e vitaminas A e C. Tem propriedades que contribuem para o funcionamento intestinal, fortalecimento do sistema imunológico e prevenção do envelhecimento precoce. fonte: A Boa Terra
Além do colorido diferente, que é uma propriedade de variedades de produtos mais conhecidos, existem aqueles que simplesmente crescem de forma estranha. São cenouras tortas, batatas doces que parecem um inhame, beterrabas achatadas, entre outros. A equipe do Fruta Imperfeita faz um ‘garimpo’ entre produtores rurais para captar todas estas frutas e legumes que fogem ao padrão do comercio.
Para evitar desperdício de alimentos, eles montam cestas com estes produtos. A ideia de combater o desperdício também se reflete nas caixas de entrega que são todas retornáveis. Um dado alarmante da ONU, que a Fruta Imperfeita busca reverter no pais, é que 45% das frutas e hortaliças que nascem no mundo são desperdiçadas. Os padrões de ‘beleza’ impostos a estes produtos são parte da razão do desperdício.
Para saber mais:
Sitio Boa Terra: Trabalham com entregas na Grande São Paulo e várias cidades do interior. WhatsApp: (19)99197.3616 Site: aboaterra.com.br E-Mail: organico@aboaterra.com.br Atendimento de segunda a sexta. Fruta Imperfeita: Trabalham com entregas em São Paulo. Telefone: (11)2619.7473 Site: frutaimpeerfeita.com.br contato@frutaimperfeita.com.br Atendimento de segunda a sexta.