Combate à violência em condomínios é tema de curso

cena violência contra patrimônio: pessoa tenta abrir uma porta a força com uma barra de ferro
Curso da AABIC capacita funcionários a evitar casos de violência e crimes em condomínios. (imagem: TheDigitalWay por Pixabay)

A aulas são direcionadas a funcionários de condomínios e foram motivadas especialmente pelo aumento no índice de crimes registrados ao longo da pandemia.

O curso presencial será realizado pela AABIC (Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo) em duas tardes na próxima semana, dias 02 e 03 de dezembro. O objetivo deste treinamento é preparar as equipes dos condomínios para identificar e agir corretamente em possíveis casos de violência, que podem ser desde assaltos e arrastões, a agressões e violência domésticas. As aulas serão na sede da entidade e obedecerão todos os protocolos sanitários e de distanciamento social.

De acordo com o instrutor do curso Waldir de Oliveira Samora, o índice de violência registrado em condomínios da capital paulista durante a pandemia, aumentou de forma preocupante. Entre março e julho, o número de roubos registrados semanalmente dobrou em relação ao início deste ano. O conteúdo do curso envolve não apenas medidas práticas, mas também a filosofia da segurança e técnicas de observação. Também serão passados conceitos de controles de entrada e saída, além de identificação de visitantes e entregadores.

Violência Doméstica

As agressões dentro de casa também cresceram na pandemia, segundo dados da Polícia Civil do Estado. Foram mais de 60 denúncias por dia, entre abril e junho. Waldir Samora, que tem formação em Ciências Jurídicas, explica que nestes casos também há uma responsabilização do condomínio. “Os funcionários devem acionar o 190 ou 181 em casos de violência contra a mulher, criança, idosos e animais. Em caso de omissão, podem ser indiciados, inclusive, criminalmente, dependendo da situação”, afirma o instrutor do curso da AABIC.

O treinamento é aberto a associados e não associados da entidade e tem vagas limitadas. A estrutura do curso foi pensada para atender, prioritariamente, a demanda de gerentes, zeladores, porteiros, garagistas, recepcionistas e vigias. “Com funcionários capacitados para lidar corretamente com situações emergenciais, o condomínio fica mais seguro e garante zelo e bem-estar aos moradores”, explica Samora.

Curso Segurança em Condomínios Residenciais e Comerciais
Dias 02 e 03 de dezembro, das 14h às 18h.
Valores: de R$150 a R$270 (não associado).
Sede da AABIC: Rua Estados Unidos,89 - Jardim Paulista.
Telefone: (11) 3059-3372
Inscrições: treinamentos@aabic.org.br 
Site: aabic.org.br