Virada Cultural acontece neste fim de semana

cartaz da Virada Cultural de São Paulo

Com o slogan “Tudo de Arte, nada de Aglomeração”, o evento terá programaçao presencial, sempre (ou quase sempre) com transmissão simultânea pela web!

A Virada Cultural chega a sua 16ª edição com uma programação bastante variada, entre eventos musicais, debates, performances e instalações. A programação completa está no site (veja abaixo) criado especialmente para o evento e através dele também é possível acessar os links para transmissões online. Os eventos presenciais acontecem em todas as regiões da cidade, incluindo teatros, centros culturais e bibliotecas. Todos os públicos, de diferentes idades e gostos, encontrarão atrações de interesse ao longo dos dois dias de virada.

Os shows apresentados no Theatro Municipal de São Paulo poderão ser vistos pela web. E vale a pena pensar em maratoná-los!  Às 18h30 do sábado (12) acontece o III Encontro Nacional de Mulheres na Roda de Samba, com Mart’nália e Fabiana Cozza. O evento anual foi idealizado pela cantora Dorina Barros e tem objetivo de fortalecer a imagem da mulher sambista para o publico brasileiro. Na sequência deste espetáculo, outro show memorável: a diva Elza Soares e o rapper Flávio Renegado, apresentam sua “Onda Negra”.  

Os destaques são muitos e seguem no ambiente online, a partir do Theatro Municipal, no domingo (13). Logo às 11h, tem o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo. A Sinfônica Municipal se apresenta ao meio-dia e quinze, com regência do maestro Roberto Minczuk. Na sequência, Arnaldo Antunes sobe ao palco (às 13h30) com o show “O Real Existe”. A partir das 16h30 se apresenta a drag brasileira com maior número de execuções no Spotfy,  Gloria Groove. Isso para citar apenas alguns dos destaques.

Concerto de 10h de duração!

A Virada Cultural terá uma importante homenagem aos 250 anos de Beethoven. As 32 sonatas de piano do compositor, escritas entre 1795 e 1822, serão executadas na íntegra, em um revezamento de pianistas. Há raros registros de uma apresentação como esta contemplando a obra completa, em sequência. O “Beethoven 250” será transmitido pela internet ao vivo, a partir das 7h de domingo. Serão 13 pianistas se revezando durante 10 horas e 12 minutos, para a execução integral das 32 sonatas.  

Para as crianças, estão listados 18 espetáculos, entre presenciais e online. Entre aqueles que não tem previsão de transmissão pela internet, está o Trio Elétrico Yellow Submarine. O trio sai de Pinheiros e segue pela avenida Brasil, chegando à nossa região, pelo Parque do Ibirapuera. É possível acompanhar o “Meu Primeiro Show Rock”, do grupo Beatles para Crianças, de dentro do carro, com a garantia do isolamento tão necessário neste período. Essa espetáculo tem previsão de início para às 14h de domingo.  

Ainda para o público infantil, haverá a companhia de teatro Pia Fraus apresenta Bichos de Bicicletas. Já a Trupe DuNavô  irá exibir dois espetáculos, em versão presencial e online, nas tardes de sábado e domingo. O Livro do Mundo Inteiro, será encenado sábado às 16h, na Biblioteca Adelpha Figueiredo e pela web. E, no domingo, será transmitido o espetáculo Refugo Urbano, ao vivo, também às 16h, a partir da Biblioteca Érico Veríssimo.

Inclusão é tema em diversos eventos

Haverá, ainda, muita contação de história! Uma conversa muito importante sobre inclusão começa com a contação “Poeira das Estrelas”. Nela, a personagem mostra de forma poética várias formas de comunicação e a empatia com quem não é igual a você, entre outras características da inclusão. Haverá interação ao final da história. Esta programação será mostrada ao vivo pela internet no domingo, a partir das 15h e acontece na Biblioteca Hans Christian Andersen.

Virada Cultural de São Paulo

Sábado (12) e domingo (13)
Mais de 400 eventos em dois dias Virada!
Veja a programação completa no site: /programaçaocompleta/
Para quem é fã de Beethoven, o link direto é este: /250anos/ 
A programação infantil está aqui: /programacaoinfantil/