Tradições Japonesas na Passagem de Ano

imagem do sino que é badalado 108 vezes na passagem de ano.
Uma das tradições de ano novo é o Joya no Kane, as 108 badaladas. (imagem reprodução site Piece of Japan).

A celebração do Ano Novo no Japão também é cheia de simbolismo como em outras partes do ano. No lugar do mar, procurado por grande parte dos brasileiros, lá os templos são os visitados.

A passagem de ano, de 2020 para 2021 será diferente em todos os lugares do mundo, em função da pandemia. Tradições de diversos países precisarão ser adaptadas para atender às necessidades de saúde. No Japão, o Ano Novo é ligado à renovação e as celebrações se estendem por quatro dias. O Oshougatsu é uma festa bastante popular, mas igualmente serena. Não há música alta, como o Réveillon no Brasil e em outros países ocidentais.

Badaladas do Ano Novo

A contagem regressiva para o Ano Novo, nos templos budistas é feita em uma cerimônia chamada Joya no Kane. Os sinos são tocados 108 vezes, representando uma forma de purificar os pecados existentes nos Homens. Nos templos xintoístas, a tradição é o ritual do Saitan-sai, que começa com os primeiros raios de sol do dia 1º de janeiro. Os visitantes vão aos templos para prestar sua homenagem ao divino e rezar por felicidade.

Hatsuhinode

De forma semelhante ao que outras crenças pregam, assistir ao nascer do sol do primeiro dia do ano também é uma tradição do Ano Novo japonês. Para o chamado hatsuhinode, é escolhido um lugar especial, que traga em si boas energias. Ao dar as boas-vindas ao ano que se inicia é tradição rezar por uma boa sorte. Acredita-se que durante o primeiro nascer do sol, as divindades do ano novo vêm ao plano terreno para semear boas energias, sorte e felicidade.

A primeira visita

Mesmo quem não esteve presente para escutar os 108 toques do sino que marcam a passagem de ano, procura visitar um templo nos primeiros três ou quatro dias do ano. É parte da tradição dos festejos de Ano Novo fazer uma visita e rezar por um ano próspero. Os pedidos de saúde, seguramente serão reforçados esta ano, tanto em templos no Japão, como nos que existem no Brasil e outros países.   

O hatsumode é a tradição da primeira visita do ano a um local sagrado e é comum ver as pessoas com trajes típicos, como o quimono e o hakama (uma vestimenta tradicional que se assemelha a uma calça larga). Nos templos, além das orações e dos incensos que são acesos, normalmente é possível comprar alguns talismãs, que também são conhecidos no Brasil, especialmente em São Paulo que tem forte presença nipônica.

Talismãs comprados na Passagem de Ano

O Omamori é uma pequena bolsinha de tecido com inscrições em kanji, que tem cores e significados diferentes. Este amuleto é guardado ao longo do ano como proteção e geralmente os Omamori usados são queimados em rituais de purificação na passagem de ano. O Daruma é um boneco redondo e oco, mais comumente visto na cor vermelha. Ao ganhar um Daruma, a pessoa faz um pedido e pinta um de seus olhos, o outro olho é pintado quando o desejo se realiza.

O Maneki Neko  é mais um talismã bastante popular na cultura japonesa. Trata-se da figura de um gatinho, que tem uma pata levantada. A pata que acena normalmente é relacionada à sorte e a pata esquerda, que pode segurar uma moeda ou estar estendida, atrai clientes. Este amuleto é encontrado na vitrine e na entrada da maior parte do comércio japonês, tanto em lojas como em restaurantes, além de residências.

Outro costume ligado à passagem de ano, é comprar uma mensagem da loteria sagrada. O Omikuji  é vendido em templos budistas e santuários xintoístas e traz mensagens a respeito do  novo ano. Após comprar este pequeno papel, escolhido de forma aleatória, a sorte é lida e interpretada. A mensagem é tida como um aviso ou conselho dos deuses. Quando a previsão é ruim, a tradição é amarrar o omikuji em árvores ou suportes, na área externa do local sagrado. Seria uma maneira de se evitar aquele destino.

Fontes:
JNTO (Organização Nacional do Turismo Japonês) https://www.japan.travel/en/coronavirus/
Coisas do Japão: /coisasdojapao.com
Dicionário de Símbolos: www.dicionariodesimbolos.com.br/
Piece of Japan: https://piece-of-japan.com/