Fase Vermelha até domingo!

Fase Vermelha: imagem de um portao de grade fechado por cadeado.
Imagem: Travis Saylor (Pexels)

Veja  que abre e o que fecha em São Paulo capital neste feriado de ano novo, de acordo com as regras do governo estadual e prefeitura.

De acordo com o Plano São Paulo, o Estado ficará na fase vermelha, de forma “preventiva”, neste feriado de Ano Novo. É uma forma de tentar conter aglomerações e, com isso, a aceleração do contágio. A capital aderiu à recomendação e, durante estes três dias, até domingo, só poderão funcionar serviços essenciais. A previsão de chuva para o feriado ajuda a perspectiva de uma maior adesão às medidas.

Os parques devem ficar fechados, o ideal, ao contrário do que foi visto após o Natal, quando medidas iguais foram tomadas, é evitar os gramados abertos no entorno do Ibirapuera. Nada que possa ser semelhante a uma aglomeração. Restaurantes e bares podem funcionar sem atendimento nos salões, apenas para entrega de pedidos.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, São Paulo registrou aumento de 66% nas mortes por covid-19 no último mês do ano, com relação à novembro. O número de casos cresceu 76% na mesma comparação. Não apenas os serviços públicos, mas também hospitais particulares relatam preocupação com a lotação em suas UTIs. Com a descoberta de (pelo menos) dois casos de pacientes com a nova sepa do vírus, é ainda mais importante ficar em casa.

Se precisar sair, lembre-se de higienizar as mãos constantemente, usar máscaras e manter o distanciamento.  

O que pode funcionar entre hoje (1º) e domingo (3.01)

Supermercados e Padarias
Serviços de entrega de bares e restaurantes
Farmácias
Postos de combustível
Hotéis
Lavanderias

Fecham nos dias de Fase Vermelha:

Shoppings centers e lojas de rua
Salões de bares, restaurantes e lanchonetes
Parques
Academias
Cinemas, teatros, centros culturais
Salões de beleza e barbeiros
Casas lotéricas

Para saber mais:

https://www.saopaulo.sp.gov.br/planosp/
https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-12/estado-de-sao-paulo-volta-fase-vermelha-partir-de-amanha