OAB SP lança manifesto pró-vacina

imagem de seringa com agulha espetada em um vidro de vacina.
imagem: Geherd G, em pixabay

Manifestação conjunta de centenas de organizações da sociedade, será lançada em transmissão pelo canal de YouTube da entidade, exigindo vacinação para todos.

[Atualizada em 15.01, 10h]

A Ordem dos Advogados do Brasil Secional São Paulo (OAB SP), em parceria com entidades de diversos setores da sociedade lança, através do Youtube um manifesto pró-vacina. O lançamento que estava marcado para acontecer na quinta (14), foi adiado para o próximo dia 21 (veja comunicado na íntegra, abaixo). A iniciativa exige do Poder Público garantia à vacinação imediata e gratuita a todos. Os signatários reforçam a importância de desvincular a vacina de questões políticas.

“A manifestação pública é reflexo de decisões do Governo Federal, como o veto à autorização de gastos especiais, que permitiria a vacinação ampla à população. As entidades pedem a derrubada do veto presidencial, em todas as instâncias, pois sua manutenção coloca em risco a vida dos cidadãos.”, diz a nota distribuída pela OAB SP.

O manifesto, lançado através da secional de São Paulo, recebe apoio da OAB nacional, que será representada na divulgação, por seu presidente, Felipe Santa Cruz. Participam também do evento pelo YouTube, presidente e vice da OAB SP, Caio Augusto Silva dos Santos e Ricardo Toledo. E ainda, a vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB SP, Ana Amelia Mascarenhas Camargos e representantes de diversas entidades que assinam o documento.

Segundo a OAB SP, mais de 200 entidades de vários setores se uniram neste movimento em prol ao direito da população à imunização contra a Covid-19. O manifesto Vacinação Já pleiteia o início urgente da imunização gratuita e para todos, sem interferências políticas que atentem contra a saúde dos brasileiros.

Manifesto Vacinação Já 
Quinta, 14 de janeiro 21 de janeiro!
Às 17h
Transmissão aberta pelo Youtube: @OABSaoPaulo
Signatários
Entre as mais de 200 entidades que assinam o manifesto junto com  a OAB estão diversas Centrais Sindicais, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a União Nacional dos Estudantes (UNE) e Associação Brasileira de Imprensa (ABI). 
Adiamento do manifesto
‘Vacinação Já, Imediata, Gratuita e Para Todos’
A importância da vacinação se revelou de forma incontestável. O manifesto da Comissão de Direitos Humanos da OAB SP continua ganhando dezenas de assinaturas diariamente, hoje, conta com 350 entidades assinantes.
Diante desse volume crescente de adesões, a OAB SP decidiu adiar o ato, para que mais entidades possam aderi-lo, tornando-o mais amplo e dando voz à sociedade. 
A ação proposta acontecerá no próximo dia 21/01, às 17h, coincidindo com o “Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa”, assim, transformando-o num ato ecumênico. 
O acompanhamento das manifestações das entidades signatárias poderá ser feito por meio de vídeos que serão veiculados nas redes sociais da OAB SP. 

Data: 21/01/2021
Horário: 17h
Canal: WebTV OAB SP
https://www.youtube.com/webtvoabsp
comunicado da OAB SP sobre ampliação do alcance e adiamento do manifesto