Novidade no Ibirapuera

imagem de três moças sentadas dentro de um circulo demarcado no gramado, a novidade do ibirapuera para garantir distanciamento
Circulos como este serão desenhados na Praça da Paz para sinalizar o distanciamento (divulgação).

Cada um no seu quadrado círculo! Delimitação de áreas pretende facilitar o distanciamento social de frequentadores do parque.

Os frequentadores do Parque do Ibirapuera vêm experimentando uma série de modificações no local, desde que o espaço passou a ser administrado pela iniciativa privada. Foram realizadas obras de manutenção, pinturas e reorganização das lanchonetes. Houve mudanças no esquema de estacionamento e há novidade com relação ao aluguel de bicicletas. Sendo um espaço público, o Ibirapuera é bastante procurado como opção de lazer ao ar livre. Para evitar aglomerações, a Urbia, concessionária do parque, lança neste fim de semana uma sinalização no gramado.    

A novidade será implementada na Praça da Paz. Serão 40 círculos desenhados com resíduo de manejo da flora do próprio local, portanto, um material sustentável não agressivo ao meio ambiente. A ideia é deixar visualmente clara a necessidade de distanciamento social. Os espaço circulares tem 4 metros de diâmetro e devem ser ocupados por pessoas do mesmo núcleo. Esta sinalização evita uma tensão causada pela proximidade de grupos fora do convívio. Segundo a Urbia, a “iniciativa tem como objetivo oferecer maior segurança para os frequentadores do parque que desejam relaxar no gramado”.

Horários e facilidades

O funcionamento do Parque segue as regras da prefeitura de São Paulo, com abertura dos portões às 5h e fechamento às 20h ou 22h. A concessionária inaugurou um Centro de Vigilância por Imagens, que monitora não apenas questões de segurança, como também possíveis ocorrências médicas. São feitas ainda rondas em bicicleta e há vigilantes e socorristas sempre a postos. Todos os banheiros do parque passaram por manutenção e pintura. Nos fins de semana, quando aumenta o número de frequentadores no Parque, são abertos três banheiros extras, em containers.

Com relação às lanchonetes no parque, mais melhorias. Os pontos seguem sendo os mesmos, mas os permissionários precisaram realizar adequações. Dois dos empreendedores que exploravam os espaços seguem no parque e, além deles, há um novo. Ele ocupa agora uma antiga lanchonete que estava fechada quando se iniciou a concessão. Existem dois quiosques novos, chamados de karts, em que são vendidos produtos Oakberry e Nuttty Bavarian. Em função da pandemia, por determinação do governo, bebedouros estão desativados, da mesma forma que os parquinhos infantis.   

Carros e bikes

As entradas de carro seguem pelos mesmos portões que antes da concessão. Desde o início de novembro, no entanto, o estacionamento não é mais feito através da Zona Azul. Com justificativa de incentivo à permanência no local, a cobrança é feita em sistema de diárias, com tolerância de 20 minutos. Nos dias de semana, a tarifa é de R$10 e nos fins de semana de R$12. Sobre o aluguel de bicicletas, ainda são esperadas novidades. Atualmente, o antigo permissionário Flávio Bike segue trabalhando com aluguel de bicicletas de todos os tamanhos, triciclos e quadriciclos. Há também o aplicativo Scoo, para bicicletas de tamanho adulto e modelo padronizado. [leia matéria a respeito aqui]

Links úteis: 
Instagram oficial: @ibirapueraoficial
Concessionária: Urbia Parques
Estacionamento: Grupo Indigo Brasil 
Permissionários de Aluguel de Bicicletas: Flavio Bike e Scoo
Novidades em Lanchonete: Oakberry e Nuttty Bavarian