Campanha arrecada material escolar

imagem colorida de material escolar: aquarela de tintas, tesoura, marca texto, lapis
Imagem: Pexels - Paxabay

Iniciativa que surgiu na Igreja de Moema deve beneficiar crianças e adolescentes da comunidade Boqueirão, na Zona Sul.

A arrecadação de material escolar para crianças carentes da comunidade do Boqueirão vai até o próximo domingo, dia 24. Com o nome de “Adote um Aluno”, a campanha foi organizada na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Moema. A ideia é entregar material básico de papelaria para cerca de 200 estudantes da Educação Infantil até o Fundamental II. As famílias beneficiadas são assistidas pelas irmãs dominicanas do Colégio Nossa Senhora do Rosário, que farão a entrega das doações.  

A dinâmica da campanha foi organizada com cuidados referentes à pandemia. Para evitar a necessidade de triagem e separação de material, que causaria aglomeração, são pedidos kits. Casa interessado em doar, deve retirar na secretaria da igreja a quantidade de sacolinhas que deseja doar. Em cada uma há uma lista do material escolar que deve ser colocado ali e depois entregue novamente. As organizadoras da ação fizeram uma pesquisa de preços e acreditam que com cerca de R$20 seja possível montar o kit.

Educação Infantil Ensino Fundamental
1 caixa lápis de cor – 12 cores 2 canetas esferográficas azuis
1 borracha4 lápis grafite
1 apontador 1 borracha
2 lápis grafite 1 apontador
1 pote de massinha1 estojo
1 caderno quadriculado (1cm)1 caixa de lápis de cor – 12 cores
1 pote de tinta guache1 caderno pautado – 100 folhas
1 escova de dentes1 escova de dentes
1 creme dental1 creme dental
Kits Básicos de Material Escolar

A ideia do projeto

A catequista e voluntária Maria Carolina conta que a inspiração para esta campanha veio do sucesso de uma arrecadação realizada em dezembro. A campanha de brinquedos realizada antes do Natal foi um sucesso. A coleta de doações superou a meta estabelecida. Os organizadores perceberam que seria possível – e importante – ajudar mais pessoas em outras ações ao longo do ano. “A ideia é que caridade não seja só no mês do Natal, a gente tem que olhar para o outro o ano inteiro”, comenta.

A proposta de realizar uma campanha referente ao início das aulas veio da catequista que é também pedagoga. Sabendo da situação de muitas família que perderam renda em função da pandemia, ela sugeriu ao grupo da igreja coletar material escolar. Uma outra senhora imediatamente se lembrou da Comunidade do Boqueirão, assistida pelas irmãs dominicanas. O pároco da Igreja foi consultado e abraçou a causa na mesma hora. Foi criada, então, uma campanha que passou a ser divulgada pela Paróquia.

Cronograma

Há cerca de duas semanas a campanha foi iniciada com divulgação nas missas e também nas redes sociais da igreja, além do boca a boca. Segundo Maria Carolina, a adesão tem sido muito boa e o prazo final, dia 24, será para possibilitar a logística de entrega para os beneficiados, antes do início das aulas. As irmãs dominicanas assistem cerca de 120 crianças da Educação Infantil e outras 70 no Ensino Fundamental, pertencentes à comunidade do Boqueirão. Além disso, trabalham em prol de outras comunidades em algumas cidades do interior do estado.

O próximo projeto ainda não foi lançado, mas a ideia do grupo da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Moema, é sempre incentivar as doações. Todos que tiverem interesse em ajudar, podem procurar a secretaria da igreja. A catequista lembra que doações não precisam ser em dinheiro ou produtos, mas muitas vezes doar seu tempo para uma conversa, já é importante. “A campanha veio com esse espirito. Vamos olhar os outros independente de pandemia ou não. Vamos continuar com isso durante o ano todo”, conclui Maria Carolina.

Adote um Aluno
Paróquia Nossa Senhora Aparecida
Praça Nossa Senhora Aparecida, s/n, Moema
WhatsApp: (11) 5051.7190 
Site: https://www.aparecidamoema.org/
Instagram: @aparecidamoema