Para crianças: Oficina ‘Se esta história fosse minha’

imagem de uma parte da capa do livro "Nuang - Caminhos para a Liberdade".
fragmento da capa do livro "Nuang - Caminhos para a Liberdade", da editora Piraporiando

Encontro online com a escritora e educadora Janine Rodrigues incentiva estudantes entre 07 e 12 anos a ler e escrever novas narrativas.

A oficina ‘Se esta história fosse minha‘ será uma oportunidade para crianças em idade escolar conversarem com uma escritora e exercitarem sua criatividade. Janine Rodrigues, além de autora é educadora e trabalha com temas sensíveis em suas obras e palestras. No último domingo deste mês, ela irá se encontrar virtualmente com 100 crianças entre 07 e 12 anos, para um bate papo. A dinâmica começa com a leitura do livro “Nuang, caminhos da liberdade” e, a partir da história, virá uma conversa e o convite para que cada um crie um novo final.

A atividade tem fomento do Prêmio Arte&Escola da Secretaria Municipal de Cultura do Rio e, dará prioridade a alunos de escolas públicas daquela cidade. A oficina também é aberta para crianças de outras regiões do pais, de escolas públicas ou privadas. As inscrições já podem seer feitas e vão até o dia 21 de fevereiro. No dia seguinte, será divulgada a lista dos selecionados. Os 50 primeiros alunos de escolas públicas inscritos irão receber um livro físico em casa e os demais receberão acesso ao e-book animado.

Nuang – Caminhos para a Liberdade” é um livro de Janine Rodrigues, com ilustrações de Luciana Nabuco. Ele conta a história de uma menina negra muito habilidosa, forte e corajosa, que era amada por todos. Algo terrível acontece exatamente no dia de seu aniversário e a menina precisa enfrentar seus medos e se agarrar aos ensinamentos de que teve de seu povo e seus ancestrais par seguir em frente. A história aborda temas da cultura afro-brasileira e africana, a autoconfiança, a coragem e trata do empoderamento de meninas negras.

Após a leitura da história – escrita por Janine com inspiração no valor que seu pai lhe mostrou da riqueza da cultura negra – os estudantes serão convidados a refletir. A autora irá dialogar com eles e convidá-los a repensar o texto literário, criando novos diálogos e desenhos. A ideia é que pensem em novas narrativas com seu próprio olhar e proponham uma continuidade diferente, com novos finais. Será um exercício de criatividade, imaginação e análise crítica, mediado pela educadora.

Oficina Se esta história fosse minha 
Prêmio Arte&Escola da Secretaria Municipal de Cultura do Rio
Com Janine Rodrigues 
Domingo, 28.02 das 14h30 às 15h30h
Atividade Online
Inscrições Gratuitas pelo link: forms.gle/QiTGY1ATdnLFFuki7
Mais informações: [email protected]