Uma das mais inusitadas e especiais lives da quarentena acontece neste sábado (27), quando o pintor encontra virtualmente o estilista para fazer seu retrato, diante do público em diversas plataformas.
O pintor Carlos Bracher, de 80 anos, fará neste sábado seu será o primeiro retrato virtual! Com cerca de 60 anos de carreira, ele faz retratos há mais de 50, sempre com traços e cores fortes e a presença do modelo. Neste sábado, ele se desafia, com a pintura de um quadro ao vivo e à distância. O retratado é, como ele, uma celebridade mineira: o estilista Ronaldo Fraga. Será um bom desafio, uma vez que cada um estará em sua casa e sua cidade, separados pela pandemia e unidos pela internet.
A ação é parte projeto Ateliê Casa Bracher, que tem patrocínio do SESI. Neste sábado, o artista estará em seu ateliê em Ouro Preto, e Ronaldo Fraga estará em sua casa em Belo Horizonte. O publico poderá acompanhar de longe, a partir das 19h e depois terá a chance de conversar com o artista. A transmissão ao vivo e simultânea será pelos canais de YouTube, Facebook e Instagram do Ateliê Casa Bracher. O pinto e o estilista não se conhecem pessoalmente, mas, segundo Fraga, a obra de Bracher é tão grandiosa, que é como se o conhecesse.
O grande desafio
“É desafio muito grande pintar retrato, complicadíssimo esse encontro entre dois seres em busca de uma unicidade, de uma passagem de emoções e sentimentos. Todos os retratos que fiz foram com a pessoa presente, sempre fico o mais próximo que puder do modelo. Será uma honra retratar o Ronaldo Fraga, mesmo à distância”, comenta Bracher. “Vai ser uma honra ser retratado por ele porque, obviamente, é mais que um retrato. É como o artista te vê. Vai ser fascinante e estou muito ansioso por fazer parte do panteão dos pintados por Bracher”, revela Fraga.
O estilo de Bracher é quase único e nele se percebe alguma influência de Van Gogh. Ele começa o quadro com um estudo em carvão sobre tela. Neste momento, o rosto já tem seus contornos e surge no imaginário do pintor que segue com pinceladas fortes dando cor ao retrato. A proximidade física do modelo, mencionada por ele é outra característica. Neste sábado, as plataformas de vídeo vão cuidar para que este contato seja efetivo. A sonorização também faz parte dos eventos de pintura ao vivo. Os traços são acompanhados de música clássica, com obras de Beethoven, Brahms e Bach, por exemplo.
Carlos Bracher
O primeiro retrato pintado ao vivo por Bracher foi da pintora russa Katarina Zelentzeff, em 1958. Em mais de 50 anos, o pintor retratou diversas celebridades, de áreas distintas, muitas ligadas à cultura. Estão entre os retratados, Vinicius de Moraes e Jorge Amado, na década de 70. Nos anos 80, Oscar Niemeyer, Haroldo de Campos e Darcy Ribeiro. Bracher também retratou Tizuka Yamazaki e os cantores Ney Matogrosso, Milton Nascimento e Belchior, na década de 90. Em anos seguintes, posaram para o artista Maria Bethânia, Leonardo Boff, Lô Borges e Tony Bennett, entre muitos outros.
O projeto Ateliê Casa Bracher foi lançado no aniversário do pintor, em 19 de dezembro de 2020. O site do projeto permite a visita virtual com imagens em 360º do sobrado colonial, construído há mais de 200 anos, no centro histórico de Ouro Preto. O percurso tem indicações de elementos ‘clicáveis’ que ampliam obras e revelam alguns manuscritos. Além dos retratos de celebridades, existe também uma parede toda com autorretratos feitos em diversas épocas. Como curiosidade, alguns dos textos disponíveis indicam qual a música que tocada enquanto a obra era feita.
Carlos Bracher retrata Ronaldo Fraga ao vivo Pintura seguida de bate papo Sábado, 27 de março, às 19h. Assista pelo Youtube, Instagram ou Facebook. Site: www.ateliecasabracher.com
Sou muito fâ do Ronaldo Fraga, sigo ele nas redes sociais e admiro não só seu trabalho, mas todo seu posicionamento político e de participação social. Merede ter seu retrato feito por este ‘monstro’ Bracher!!