Operação Praia Limpa da Iniciativa Privada

imagem de duas mãos mostrando lixo recolhido em operação praia limpa
imagem: Eco Local Brasil

A grife catarinense Oceano Surfwear encabeça projeto “Pague seu ingresso” que deve limpar praias no sul e sudeste do Brasil ao longo do ano. O calendário de ações será confirmado de acordo a possibilidade de execução, respeitando os planos de contenção ao coronavirus, em cada localidade.

O Movimento “Pague seu ingresso” é uma espécie de “Operação Praia Limpa” e resgata os mutirões de limpeza que eram frequentes tempos atrás. Mais que promover uma ação de limpeza das praias, o movimento tem intensão de criar a consciência ambiental em todos aqueles que disfrutam desta natureza. A marca Oceano Surfwear diretamente ligada às praias, fez uma parceria com a ONG Eco Local e está aberta a novas parceiras para fortalecer o movimento. O objetivo é recolher cinco toneladas de lixo em 2021.

A primeira ação do movimento deveria começar neste domingo (28), no litoral catarinense, em São Francisco do Sul (SC), mas precisou ser suspensa devido ao lockdown. A CEO da Oceano Surfwear, Sabrina Eggert, comenta que o risco de adiamentos já era previsto e lembra que a escolha dos locais levou em conta também o momento de pandemia. “Escolhemos locais menos habitados, não promovendo assim a aglomeração. Exatamente por serem menos frequentados, sofrem mais com o lixo, que muitas vezes o mar nos devolve“, explica. Foram escolhidas dez praias em lugares isolados do litoral sul e sudeste do Brasil, para as ações de limpeza. Deve ser feita a retirada de lixo depositado em lugares de difícil acesso. O principal objetivo do movimento é tomar uma atitude prática em relação à preservação dos oceanos.

Triagem do lixo

Muito do que se encontra esquecido nas praias, ou devolvido pelo mar, é material que pode ser reaproveitado. As campanhas de limpeza costumam gerar montanhas de lixo reciclável, principalmente de plásticos. Todo o material coletado será triado e depois levado para a reciclagem, dando origem a chaveiros, raspadores de pranchas e até mesmo mobiliários urbanos. A ideia é impactar as pessoas, no sentido de perceberem a necessidade de se manter a praia limpa. “Nossa expectativa é, também, incentivar que as pessoas abracem a causa e recolham individualmente o lixo das praias”, destaca Filipe Pedroso de Oliveira.

O representante da ONG Eco Local Brasil lembra que esta é a Década dos Oceanos, estabelecida pela ONU. Cada um deve contribuir com atitude e exercer seu papel para a preservação da natureza. O circuito do movimento “Pague seu Ingresso” passará por praias das cidades de São Francisco, Farol de Santa Marta, Guarda do Embaú, Florianópolis, e Atalaia, em Santa Catarina; Torres, no Rio Grande do Sul; Ilha do Mel e Pico do Matinho, no Paraná; Guarujá, em São Paulo; e Saquarema, no Rio de Janeiro. Todo o calendário está suspenso e deve ser confirmado etapa a etapa, por estarmos ainda em um momento de pandemia. As ações serão divulgadas pontualmente, com a ressalva de que poderão ser adiadas em função de determinações dos governos locais.

Saiba mais:
Site Oceano Surfwear - /keep-the-ocean-blue
Site ONG Eco Local Brasil - /ecolocalbrasil