Maratona de inovação social foca no Cicloturismo

arte do evento de inovação social em cicloturismo
Atualzado em 23.03.2021

O Bike-a-thon Cicloturismo recebe inscrições até dia 28 de março e irá selecionar iniciativas nesta área para receberem mentoria, apoio técnico e financeiro.

Não é fácil eleger um setor que mais esteja sofrendo neste momento de pandemia. O turismo, seguramente é um deles e, neste guarda-chuva, também o cicloturismo. Foi com este foco que o Instituto Aromeiazero, organização sem fins lucrativos que utiliza a bike para reduzir as desigualdades sociais, idealizou esta edição do projeto.  O Bike-a-thon é uma maratona de inovação social,  realizada pelo Aro. Nesta edição, voltada ao cicloturismo, tem patrocínio do Instituto PHI, que busca ligar doadores a programas sociais sérios e idôneos.

Uma pesquisa realizada em julho de 2020 pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA) mostrou resultados impressionantes. Mais de 70% das empresas do setor que foram entrevistadas deixaram de trabalhar em função da pandemia. Muitas tiveram dificuldade em manter sua operação, seja por falta de investimento, seja por falta de orientação. O Bike-a-thon Cicloturismo deve atuar exatamente nestes dois pontos, apoiando quatro ideias em todo o país.

Dinâmica do Bike-a-thon Cicloturismo

As inscrições que se encerrariam dia 21 de março foram adiadas em uma semana, em função do aumento de casos de COVID. O prazo agora é domingo, 28 de março. Uma comissão irá pré-selecionar seis propostas. Dois integrantes de cada um delas receberão mentoria em um programa de imersão – online – de quatro dias. Neste período, os participantes irão formatar melhor seus projetos, segundo várias orientações recebidas e desenvolver um plano de ação para dois meses. Eles terão ainda dois dias após a imersão para consolidar todas as ideias e objetivos, antes da apresentação final.

Foram convidados profissionais de renome nos campos de cicloturismo e empreendedorismo, além de representes dos institutos responsáveis para compor um júri.  O evento de seleção em videoconferência fechada. Serão quatro as propostas ganhadoras que irão colocar em prática suas ideias, com uma bolsa-auxílio de R$1200. Os vencedores terão apoio e acompanhamento do Aromeiazero neste período e devem realizar uma prestação de contas ao final. Podem se inscrever pessoas de todo o país, desde que sem vinculação político-partidária ou religiosa. É necessário a inscrição como PJ para emissão de nota fiscal.

“Buscamos ideias que pretendam melhorar as condições de vida, fortalecer economias locais, promover a mobilidade segura e a reativação dos espaços públicos nos territórios em que estão inseridas. As 6 ideias pré-selecionadas receberão mentorias em Cicloturismo e Impacto Socioambiental, Protocolos de Segurança Sanitária contra a COVID-19, Plano de Negócio e Gestão Financeira”. Aromeiazero

Bike-a-Thon
Inscrições até 21.03 28.03
https://www.aromeiazero.org.br/bikeathon
Período de Imersão: 30.03 a 06.04
Apresentação final: 08.04
Regulamento completo: bike-a-thon cicloturismo