Um pouco da cultura do interior do Estado

imagem de um carro de trem da FEPASA, nas janelas três personagesns sao vistos.

O audiovisual infantil “A Locomotiva” conta um pouco da história da Ferrovia em Jundiaí e nos mostra a importância de preservar a cultura e o patrimônio do estado.

A Locomotiva’ deveria ser um peça de teatro infantil, como várias outras, encenada em escolas públicas o município de Jundiaí, no interior do Estado. Impactados pela pandemia, os produtores precisaram repensar todo o processo criativo que a envolveu. No ano de 2020, as escolas estavam fechadas e, portanto, a exibição já não poderia ser presencial. Como o tema da peça era a ferrovia, definiu-se por realizar filmagens ao ar livre, com atores mostrando o complexo da FEPASA.     

O roteiro escrito para as crianças de Jundiaí, como forma de resgate cultural de uma parte da história do município, agora está disponível para todos. Rafael Ambrosin, responsável pela direção, dramaturgia e adaptação do audiovisual, comenta que, devido à pandemia do novo coronavírus, foi preciso repensar o formato e readaptar tudo. A peça foi transformada em um curta-metragem de 30 minutos, dividido em cinco episódios, especialmente para crianças de quatro a dez anos de idade.  

A Locomotiva” tem como objetivo explorar a importância de se preservar patrimônio público e a história. Através deste exemplo no interior do Estado, o curta pode aguçar a curiosidade também das crianças da capital e de outras cidades. Nem todas elas têm contato com as antigas ferrovias e os trens puxados por uma locomotiva como as de antigamente! A história mostra o menino Fortunato, de nove anos, passeando pelo Complexo da FEPASA. Ele conhece a locomotiva e planeja um encontro de seu avô com ela.

São três personagens Fortunato (o neto), Ventania (o avô) e Maria (a locomotiva), que interagem dentro do complexo FEPASA, antiga Companhia Paulista de Trens. A ligação emocional dos personagens, deve tocar os pequenos espectadores. A história também fala sobre a relação entre neto e avô e como as histórias vividas por ele, como maquinista, encantam a criança. “A intenção é que as crianças entendam que é necessário preservar, não só nossas histórias, que são contadas em espaços públicos, mas também as histórias das nossas famílias”, lembra a produtora do projeto Bárbara Guilherme.

A LOCOMOTIVA
Disponível no YouTube

Episódio 01 - Fortunato, o explorador de museus - https://youtu.be/hLDvx_-xv7c

Episódio 02 - Lembra vô…? -  https://youtu.be/RYiOI_Xlxs8

Episódio 03 - O reencontro - https://youtu.be/4yIZWD65E7M

Episódio 04 - A grande ideia  https://youtu.be/nXw5qQxawWs
 
Episódio 05 - O projeto - bastidores e processo de criação
 https://youtu.be/sZTHHrpWL9I
Projeto realizado com financiamento do PROESC – Programa da Estímulo à Cultura da Prefeitura do Município de Jundiaí, Unidade de Gestão de Cultura e do PROAC Municípios, programa do Governo do Estado de São Paulo.