Teatro Gestual

cena da peça Saudade em Terras dagua, dois atores em pé em um barco estilizado, o palco é escuro e há uma luz aul no chão
Cena de “Saudade em Terras d’Água”, que será exibido na quarta (10). /divulgação

Mostra de repertório da companhia Dos à Deux acontece esta semana, com apresentações únicas e conversa após cada espetáculo.

Todas as noites até o próximo domingo, 14, os atores André Curti e Artur Luanda Ribeiro irão exibir através do Youtube os espetáculos que montaram em mais de duas décadas de trabalho. A mostra Dos à Deux – A Singularidade de uma Trajetória reune gravações de peças apresentadas em diferentes períodos, desde 1998. A dupla formada por um brasileiro e um angolano se uniu na França para um parceria artística que rendeu diversos prêmios e apresentações do teatro gestual em cerca de 50 países. Foram mais de 2.000 apresentações por países da Europa, África, Ásia, Oceania e da América do Sul.

Os espetáculos tem concepção, dramaturgia, cenografia e direção de ambos. Na mostra online gratuita, eles apresentam as gravações dos espetáculos feitas no dia da estreia de cada montagem. Após a exibição haverá um bate papo ao vivo com a dupla e convidados. Entre os participantes, estão o ator Luis Melo e o músico Fernando Mota, português, responsável pela dramaturgia musical dos espetáculos da Cia. Dos à Deux. Irá conversar também com André e Artur, a marionetista, cenógrafa e artista plástica russa Natacha Belova, que não fala português, mas terá sua contribuição traduzida para o publico.

“Era um desejo nosso compartilhar com novos públicos esses trabalhos, principalmente os mais antigos. É um momento propício para mostrar um panorama da nossa trajetória em formato online”, diz Artur Luanda Ribeiro. A companhia de teatro gestual nasceu na França, mas depois de mais de duas décadas naquele país, passou a ter uma sede no Rio de Janeiro. O lugar é um espaço de criação para a companhia e está aberto a intercâmbios, residências artísticas e workshops. Ao longo de sua tragetória, foram produzidos oito espetáculos autorais e esta semana será uma rara oportunidade para conhecer parte deles e ainda interagir com os autores e diretores.

Programa da Mostra
Dos à Deux - A Singularidade de uma Trajetória
Link: youtube.com/dosadeux
  
 Dia 9 (terça), às 20h: “Aux Pieds de la Lettre”
 Dia 10 (quarta), às 20h: “Saudade em Terras d’Água”
 Dia 11 (quinta), às 20h: “Fragmentos do Desejo”
 Dia 12 (sexta), às 20h: “Ausência”
 Dia 13 (sábado), às 18h: “Irmãos de Sangue”
 Dia 14h (domingo), às 18h: “Gritos”
SINOPSES (Cia. Dos à Deux)

AUX PIEDS DE LA LETTRE (2001) – Como abordar o tema da loucura? Como evocar o confinamento? Como mergulhar no universo psiquiátrico? Como transportar para o palco a poesia das pequenas loucuras solitárias, das manias, das digressões desse universo? André e Artur partiram desses questionamentos após uma imersão de dois anos no hospital psiquiátrico Marcel Rivière, nos arredores de Paris, para criarem um espetáculo gestual que navega entre a poesia, o burlesco e o absurdo. Com mais de 350 apresentações pelo mundo desde a sua estreia em 2002, a peça oscila entre a tragédia e a comédia, plena de emoções, ternura e risos inesperados. A peça recebeu prêmio de melhor espetáculo no Festival Internacional do Kosovo e no Festival Mindelact, em Cabo Verde.

SAUDADE EM TERRAS D’ÁGUA (2006) – Embarcar, desviar, provocar, a peça nos conduz ao exílio forçado de uma família.  A história de uma mãe e seu filho, habitantes isolados no meio do mar. Personagens que vivem uma existência simples, quase arcaica. Preocupada com a continuidade dessa vida, a mãe parte em busca de uma mulher para seu filho. A esposa vem de uma terra distante. Os três aprendem a se conhecer e vão construindo seu espaço. Aos poucos, uma relação de afeto certamente nascerá entre eles. Nada devia perturbar esse equilíbrio conquistado, mas, progressivamente, a água que os cercava desaparece e se transforma em terra. A família não tem mais como se alimentar e deve partir. A viagem é longa e os conduz para longe de casa. Eles vão viver a espera, a esperança, mas também o desespero. Espetáculo vencedor do prêmio do público no Festival de Avignon (França), em 2005.

FRAGMENTOS DO DESEJO (2009) – Como viver a diferença? Qual é a necessidade de ser você e ser diferente? A peça retrata a história de quatro personagens que as vidas entrelaçadas narram a dificuldade de ser. Em cena, os dois atores/diretores, mais os atores Maya Borker e Matías Chebel, dão vida a alguns  personagens – o pai, o filho Angelo/Angel, a governanta Olga e o cego Orlando – cujas histórias contadas de forma não-linear se cruzam por meio de desejos, conflitos, culpas e segredos. Há vários anos, pai e filho jogam a mesma partida como um ritual de uma conversa sem palavras. Olga, a governanta da casa, observa os segredos e os não-ditos. Angel canta em um cabaré. Orlando é um personagem que foi completamente cativado e hipnotizado por essa voz. Sempre vai ao cabaré para ouvir a mágica voz pela qual se apaixonou. Com certeza é a mulher mais linda que já ouviu. O espetáculo equilibra-se entre dois abismos: o da necessidade de dizer quem somos e o do desejo. Em 2010, a peça ganhou o Prêmio Shell de Teatro (categoria Especial).

AUSÊNCIA (2012) – Solo com o Ator Luis Melo. Em algum lugar do mundo, uma cidade vazia, apocalíptica e decadente foi devastada pela radioatividade. Sem água ou energia, o protagonista vive confinado no último andar de um arranha-céu. Sua única companhia é seu peixe vermelho, que vive em um aquário. Nesse contexto caótico, sob a constante invasão de ratos que tomaram a cidade e do ar irrespirável que lhe exige o uso da máscara de oxigênio até para abrir a janela, o homem vive recluso em seu mundo singular. O cenário, assinado por Fernando Mello da Costa, é um ambiente hostil, recortado por um emaranhado de canos e registros que se cruzam em todas as direções para fornecer ao protagonista a assustadora ração diária de apenas uma gota d’água por dia. O personagem enfrenta constantemente a solidão, a escassez e o confinamento, transitando em uma linha tênue entre a sanidade e a loucura.

IRMÃOS DE SANGUE (2013) – Em cena, André Curti e Artur Luanda Ribeiro conduzem uma coreografia gestual precisa ao lado dos atores Cécile Givernet e Matias Chebel. Em uma atmosfera onírica, a peça investiga os laços fraternos, as memórias e os conflitos que marcam a convivência familiar. A história se passa no centro das relações entre três irmãos e sua mãe, alternando momentos entre o passado e o presente. No cenário, o minimalismo foi trabalhado de forma orgânica e mutável por Curti e Ribeiro. Poucos elementos materiais, como uma mesa e uma grande gangorra, evocam memórias fraternais e a presença da mãe. Como nas criações anteriores, a música original de Fernando Mota se funde na dramaturgia gestual, sublinhando o não-dito e o amor fraternal incondicional. A peça foi vencedora do Prêmio Shell de Teatro, nas categorias cenário e ator para André Curti e Artur Luanda Ribeiro.

GRITOS (2016) – Em uma atmosfera onírica, a peça é formada por três poemas gestuais metafóricos criados a partir de um tema: o amor. Os poemas que compõem “Gritos” são revelados por meio de uma partitura gestual sutil e minuciosa. Inspirada em temas da atualidade, a dramaturgia foi criada durante o processo de pesquisa e de criação artística. As pessoas invisíveis na sociedade, o preconceito, o desprezo, os refugiados a guerra e o amor permeiam os três poemas gestuais – os três gritos. A cenografia é uma instalação plástica composta por estruturas de colchões de mola, que vão se transformando em objetos insólitos ao longo da peça. “Gritos” foi indicado em 20 categorias nos pricipais prêmios de teatro do Brasil. Foi premiado nos prêmios Shell de Teatro (cenário), Cesgranrio de Teatro (iluminação e cenografia) e APTR (iluminação, direção e melhor espetáculo)