Bienal de Curitiba em versão online até dezembro

foto com de muitas silhuetas, possivelmente em uma abertura da bienal de curtiba. ha reflexos e imagens invertidas.
imagem: Henrique Thoms/divulgação

Sem previsão de quando seria possível uma nova edição para o maior evento de arte contemporânea do sul do país, a Bienal de Artes de Curitiba programou uma extensão de sua edição número 14, ao longo dos próximos meses, totalmente online.  

O tema da 14ª Bienal de Curitiba, que foi realizada presencialmente entre setembro de 2019 e março de 2020, se encaixa como uma provocação ao momento atual: “Fronteiras Em Aberto”.  Com muitas das fronteiras físicas fechadas, são outras as que se abrem neste prolongamento da programação. A Bienal On-Line integra ainda a edição anterior do evento e será transmitida através das redes sociais e pelo site. A palestra que abre o evento na próxima segunda-feira, dá o tom do momento: “O museu foi para a internet. E agora?”.

Esta abertura da Bienal On-line será em uma live pelo Instagram com a participação do curador do evento, o artista curitibano Flávio Carvalho. Ele é especialista em arte e tecnologia e irá discutir não apenas as dificuldades, mas também as maneiras de experimentar a arte contemporânea de forma online. Será na próxima segunda-feira, dia 29, a partir das 19h30. O público poderá enviar perguntas e comentários, através do chat. O evento online terá nove meses de duração, com lives, entrevistas e exposições virtuais.

Programação mensal

Cada mês do novo formato da Bienal de Curitiba terá um tema central em foco. A inauguração acontece no final de março, propondo um debate sobre a migração do museu para o ambiente online. Em abril esta conversa se expande, com discussões sobre videoarte. Maio será o mês do design, enquanto junho será o mês da produção internacional. Com o calendário ‘paranaense’, o mês de julho é considerado como férias escolares e terá uma programação voltada ao público infanto-juvenil. Agosto retoma o olhar sobre o digital com “Take Over – Arte On-line”.

Ainda sem uma indicação de quando será possível realizarmos viagens e visitas a locais fechados com segurança, está prevista a continuidade deste evento até o fim do ano. Em setembro serão abordados o cinema e a literatura, e em outubro, a arquitetura. Novembro será um mês de visitas online a exposições e também a ateliês de artistas. O mês de dezembro falará novamente sobre os tempos modernos e a tecnologia, retomando o Take Over, com a artemídia para encerrar o evento. O cronograma de atividades será divulgado no primeiro dia útil de cada mês.

Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba
Bienal de Curitiba On-Line
De 29.03 a 31.12.21
Palestras, lives, entrevistas e exposições virtuais.
Programação gratuita
Site www.bienaldecuritiba.com.br 
Redes sociais:  Facebook e Instagram