Dicas práticas! Como limpar restos de cola.

imagem de uma mulher sorrindo ao passar um pano amarelo, suportamente tirando restos de cola da parede. ela usa uma luva plastica azul clara e um avental azul royal.
imagem: Lailson Santos/divulgação

Empresa especializada em limpeza ensina alguns truques para limpar resíduos que ficam de rótulos ou mesmo das fitas adesivas usadas para prender desenhos das crianças na parede!

A rotina de limpeza que há um ano foi modificada em muitos lares trouxe alguns desafios. Existem algumas manchas ou sujeiras que, em períodos ‘normais’, não apareceriam muito ou eram eliminadas por um funcionário especializado. Quando se pensa em restos de cola, a primeira imagem que vem à mente é da sobra de rótulos, fixados em embalagens. Quem tem criança em casa, muitas vezes também monta uma exposição de desenhos na parede usado fita adesiva.

Neste último ano, em que foi necessário trazer as atividades escolares para dentro de casa, especialmente para os pequenos o uso de adesivos e cola se intensificou. Ao passar a cola em um trabalho, muitas vezes sobram restos de cola em bastão sobre a mesa, e uma ‘passada de dedo’ sobre a mancha só aumenta a sujeira. Para ‘novos’ problemas, sempre há uma solução. Veja as dicas que recebemos da equipe da “Limpeza com Zelo“, para limpar restos de cola que ficam em algumas superfícies.

Cola na parede ou em outras superfícies com sujeira

Quando sobra um pouco de ‘grude’ na parede, ou sobre uma mesa, como no exemplo que demos da cola em bastão, é comum juntar também sujeira. Uma primeira dica no caso de colas laváveis e superfícies não porosas é usar um pano úmido e na sequência outro seco. Mas quando isso não funciona, os profissionais da Limpeza com Zelo sugerem sobrepor estas manchas com pedaços de fita crepe e depois retirá-los. A intensão é que a cola da fita ajude a remover as pequenas sujeiras da superfície.

Cola de adesivo nas embalagens

Cada vez mais a consciência ecológica está presente em nossas vidas e passamos a reutilizar mais frascos e embalagens. O rótulo destes objetos muitas vezes quando retirados deixam restos de cola… Para facilitar a limpeza uma dica caseira é passar vinagre, de preferência de vinho branco, em toda a área do adesivo e esperar alguns minutos. Isso irá ajudar a desprender esse adesivo, que deve sair ao lavar com uma bucha de cozinha, sem um esforço excessivo.

Rótulos com colas mais resistentes

A dica do vinagre costuma funcionar bem para embalagens plásticas, mas existem outras mais resistentes. Os rótulos em embalagem de vidro são um bom exemplo. Para estes recipientes, geralmente é usado um tipo especial de cola, chamado apolar, que tem uma maior fixação. Os especialistas da Limpeza com Zelo nos ensinam outro truque, também bastante simples. Basta besuntar o rótulo com óleo de cozinha. Estes restos de cola ‘lipossolúveis’ devem se desprender. A finalização pode ser feita com bucha de cozinha, ou até com um pedaço de papel-toalha. 

Produtos específicos

Existem no mercado diferentes produtos para retirada de restos de cola, das mais variadas superfícies. Em alguns casos mais drásticos, apelar para um removedor pode ser a solução. É preciso checar antes qual dano pode ser causado à superfície. Há também produtos que são feitos para retirar a cola que sobra dos rótulos em embalagens, ou outros grudes caseiro. A recomendação se olhar as instruções na embalagem segue válida, pois nem todo material pode ser tratado com eles.

Sobre Limpeza com Zelo
Empresa especializada em limpeza doméstica, de escritórios ou condomínios. Para conhecer mais, acesse o site: www.limpezacomzelo.com.br