O evento em benefício da ONG A Altenativa também irá beneficiar dez expositores, artesãos, confeiteiros e pequenos empresários, que viram sua renda cair ao longo da pandemia.
Os bazares realizados pela ONG A Alternativa são, historicamente, uma de suas maiores fontes de recursos financeiros. Atuando há mais de 36 anos, a entidade depende de doações e eventos para se manter. Em 2020, surpreedidos pelo início da quarentena, precisaram cancelar o Bazar de Dia das Mães e, na sequencia, diversos eventos e almoços beneficentes. Em razão da pandemia, não seria possível ainda o bazar presencial. A entidade organizou um bazar online que terá vendas até o início de maio.
A Alternativa é uma organização sem fins lucrativos que trabalha com jovens e adultos com deficiência intelectual, fundada em 1984. A entidade foi criada por um grupo de pais e especialistas, para proporcionar um local de trabalho para este público, de forma abrigada. Nas oficinas, os artesãos produzem peças em madeira, mosaico e tecelagem, entre outros. Sendo um local de trabalho, existem regras de conduta e cada um se avalia ao final dos turnos, coom relação a sua postura. A individualidade de cada um é respeitada e suas potencialidades são valorizadas.
Após praticamente um ano sem atividades presenciais, a quantidade de peças feitas pelos artesãos da Alternativa, no bazar, não é grande. Estão à venda cachepots, um painel de plantas, alguns banquinhos entre outros. Além das peças feitas na Alternativa, dez participantes externos completam o bazar online. Para o evento, foi mantido um dos diferenciais dos bazares presenciais da entidade, em que não existe uma repetição de produtos entre expositores. Também não são vendidos produtos industrializados, à exceção de roupas.
Os organizadores do evento comentam que os expositores dos bazares da Alternativa acabam se tornando parte de uma ‘familia’. Alguns deles, como o artesão Mauro Guiral, estão lá desde o primeiro bazar. Outros, como a Viviane Arendt são voluntários na ONG e vendem suas peças no bazar. Para todos eles, o evento também é fundamental, um vez que a paralisação das atividades de comércio também os afetou finaceiramente.
Esta edição do bazar será em tamanho compacto, com a participação de somente dez expositores. Estão à venda objetos de decoração, joias de prata, biscoitos e chocolates, conservas, peças em cerâmica e cartonagem, entre outros. O bazar já foi aberto para compras e ficará ativo até o dia 04 de maio, uma terça-feira e a retirada das peças será dias 07 e 08, com o mínimo de contato. Clientes que não puderem comparecer nestes dias, devem combinar individualmente um dia posterior para retirada.
Zaíra Organizadores Carlos Yamassaki Ivany Chocolates Vivi Madeirinhas Artesanato Mineiro MGuiral Artesanato em Vidro Meu Pequeno Ateliê Teresa Alcachofras Rhyta Tucci A Alternativa
Bazar de Dia das Mães – A Alternativa Compras online e retirada em data agendada na sede da ONG, no Brooklin. Site: https://aalternativa-diadasmaes.lojaintegrada.com.br/ Pagamentos com cartão de crédito ou boleto bancário. Compras exclusivamente online, até dia 04.05, terça. Retirada dos produtos: dias 07 e 08.05, sexta e sábado, entre 10h e 16h (ou a combinar). A Alternativa ONG Rua Joaquim Nabuco, 513 – Brooklin Mais informações: [email protected] Instagram: @aalternativaong