Cia Palhadiaço promove oficinas gratuitas em maio

Foto da Priscyla Kariny, da Cia Palhadiaço, com maquiagem de palhaço, segurando um bambolê e sorrindo,
Priscyla Kariny, que dará uma oficina sobre Bambolê no dia 26, fechando a série (imagem/arquivo da cia).

Serão quatro datas com Oficinas sobre algumas das artes circenses, da composição dos trabalhos e a concepção de projetos.

As oficinas da Cia Palhadiaço são parte do projeto “Palhaço Marginal – Pandemia Artística” contemplado pelo edital VAI 1 2020, de valorização das iniciativas culturais em São Paulo. Desde 2013, a companhia, sediada atualmente no Itaim Paulista, vem realizando pesquisas sobre o fazer teatro e a arte do palhaço, entre outras atividades circenses.  Todas as quatro oficinas neste projeto serão transmitidas ao vivo pelo Instagram com professores que são membros do grupo.

Nesta quinta, às 10h, acontece a primeira das oficinas, sobre Malabares. Ela será ministrada por Matheus Barreto, aluno do Programa de Formação para Jovens Palhaços dos Doutores da Alegria e formado em Arte Dramática pelo SENAC. A aula, com uma hora de duração, será uma introdução ao básico do malabares, para quem está no início da prática, ou quer começar. Irá mostrar desde a produção dos malabares até algumas técnicas e números, dando dicas da prática e de treinamentos.

As oficinas seguem nas próximas duas semanas, nos dias 20, 25 e 26 de maio, sempre com conteúdo preparado por componentes da Cia Palhadiaço. Todas as transmissões serão ao vivo transmitidas pelo Instagram. Na quinta, dia 20, acontece a única do período vespertino: Escrita de Projetos Culturais, com Michele Araújo e Everton Santos, às 18h. Na semana seguinte, terça e quarta às 10h, serão dadas as oficinas Palhaçada Musical – O que É Isso Afinal?, com Kauan Scaldelai, e Bambolê: Circunferência das Formas, com Priscyla Kariny.

A sequência do projeto “Palhaço Marginal – Pandemia Artística acontece com uma curta temporada de “Depósito”, com estreia dia 4 de junho, sexta e sessões nos quatro fins de semana do mês. Sempre de forma gratuita, com transmissão pelo Facebook e Youtube.

Programação das oficinas

Todas as oficinas são transmitidas pelo Instagram da Cia Palhadiaço, gratuitamente, com duração de uma hora. Abaixo, a descrição de cada oficina, divulgada pelos organizadores. O conteúdo tem classificação indicativa livre, a Cia sugere o público-alvo. 

MALABARES - 13 de maio. Quinta, às 10h
Indicação: Livre (a partir de 12 anos).
A Oficina aborda os aspectos técnicos e de criação dos malabares e manipulação de objetos. Conduzida pelo malabarista e integrante do grupo Palhadiaço, Matheus Barreto, a atividade visa construir uma base para treinos, aprimorando a performance malabarista, por meio das seguintes etapas: iniciação à prática (introdução ao básico dos malabares para início da arte); desenvolvimento de técnica (numerologia, exercícios e primeiros truques), aspectos avançados dos malabarismos (truques avançados, maior quantidade de objetos e contemporaneidade na vertente).
  
Escrita de Projetos Culturais - 20 de maio. Quinta, às 18h
Livre. Público-alvo: a partir de 16 anos.
Oficina ministrada por Michele Araújo e Everton Santos. Muitos artistas e coletivos encaram muitas dificuldades para escrever um projeto cultural. Por onde começar? O que escrever? A escrita de um projeto não é uma tarefa fácil de ser executada, porém é necessária. Diante disso, Michele Araújo e Everton Santos, integrantes da Pião Produções Artísticas vão orientar sobre como pensar e direcionar um projeto, destacando os principais passos a serem seguidos e detalhando todas as fases que tornam uma proposta minimamente relevante socialmente, tomando por base a experiência de ambos no processo com o projeto da Cia. Palhadiaço.
  
Palhaçada Musical - O que É Isso Afinal? - 25 de maio. Terça, às 10h
Livre para todos os públicos.
Segundo o ministrante Kauan Scaldelai, “esta é uma oficina teórica-palestrada-dialogada, voltada para curiosos nas tantas possibilidades de encontro entre música e palhaço, com o objetivo de pintar um quadro geral do que é – ou pode ser – palhaçada musical e motivar pesquisadores nessa encruzilhada”. Na atividade, ele explora o amplo universo da palhaçada musical, a partir de três temas: formações e repertórios de bandas de cabaré e cortejos de rua; sonoplastia, claques musicais e intervenções sonoras; o jogo de palhaço com os instrumentos e a música. Sobre cada tema há uma breve abordagem de aspectos históricos e sociais, ferramentas e exercícios de criação e análise destes elementos aplicados no espetáculo Depósito, da Cia Palhadiaço.
Kauan Scaldelai - Palhaço, ator, músico multi-instrumentista, compositor e arte-educador. Formado em Educação Musical pela UNESP. Desde 2012, pesquisa a linguagem do palhaço. Fundador d’A Esperada Companhia. Em 2019, ingressou na ONG Palhaços Sem Fronteiras – Brasil. 
  
Bambolê: Circunferência das Formas - 26 de maio. Quarta, às 10h
Livre para todos os públicos.
Conduzida pela bambolista e integrante da Cia. Palhadiaço Priscyla Kariny, a oficina apresenta técnicas de movimentação por meio de mandalas com o bambolê. A mandala é uma representação geométrica que esboça simbolicamente a luta pela unidade total do eu, segundo a teoria junguiana. Mandala também é a palavra sânscrita para círculo.  Assim como a dança com o bambolê, as mandalas fazem parte da cultura nativa americana conhecida como Native American HoopDance, na qual os dançarinos usam a técnica como método para contar histórias, criando formas simbólicas, incluindo borboletas, tartarugas, águias, flores e cobras. O encontro inclui um alongamento, figuras com até seis bambolês e sequencias de mandalas, onde os movimentos se completam dando novas possibilidades de figuras. “A oficina trabalha a coordenação motora, a flexibilidade e a meditação ativa, tecendo vivências e refletindo sobre como tudo está conectado: as mudanças, as transições, tudo está ligado como em um círculo”, comenta a artista.
Priscyla Kariny - Aluna do Programa da Formação para Jovens Palhaços dos Doutores da Alegria e formada em Arte Dramática pelo SENAC. Uma das criadoras da Cia. Palhadiaço.
   
O projeto “Palhaço Marginal – Pandemia Artística” foi viabilizado pelo VAI – Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo
Para conhecer mais: 
Facebook: www.facebook.com/ciapalhadiaco
YouTube: www.youtube.com/ciapalhadiaço
Instagram: https://www.instagram.com/ciapalhadiaco