Atualizado em 14.05, às 18h
Está em vigor a Fase de Transição do Plano São Paulo, o que limita o horário (e a lotação) das atividades culturais e esportivas presenciais. A oferta de eventos gratuitos pela internet é variada e uma excelente opção para se ficar em casa!
Se há muitos problemas envolvidos na questão da pandemia, do ponto de vista de oferta de entetenimento podemos ver o lado positivo. Todas as semanas, diversos espetáculos e apresentações que não estariam próximos aos moradores da região de Moema, em São Paulo, são disponibilizados online. É o caso de várias produções no Rio de Janeiro e também no Rio Grande do Sul, que surgem em nossas ‘agendas’. Mesmo em São Paulo, a programação online favorece o acesso a montagens feitas em bairros distantes ou em horários ‘apertados’.
Cinema em casa
1º Festival de Cinema Brasileiro Fantástico O evento que vai até a próxima terça-feira, 18, apresenta 41 produções brasileiras. Durante todos os dias do festival estarão disponíveis oito longas e 32 curtas. Apenas o filme Sol Alegria, inédito nos cinemas brasileiros, ficará disponível por 24 horas. Ele é uma das produções que terão sessão comentada e tem o cantor Ney Matogrosso no elenco. Todo o conteúdo é gratuito, com acesso pela plataforma Wurlak, com necessidade de um pequeno cadastro. Sessões comentadas (comentários no IGTV do Instagram @festivalfantástico) Sexta (14) Chico, dos Irmãos Carvalho, Rio de Janeiro(RJ), 2016, por Waldson Souza Sábado(15) Sol Alegria, de Tavinho Teixeira, João Pessoa(PB), 2018, por Arthur Lins Domingo(16) O Desejo do Morto, de Ramon Porto Mota, Campina Grande(PB), 2013, por Beatriz Saldanha Saiba mais em: festivalfantastico.com/atividades-paralelas/ Para assistir:wurlak.com.br Programação completa: Mostra Inéditos no Brasil; Mostra Retrospectiva; Mostra Realizadores Fluminenses.
Culinária e Música
Botequim da Teresa com Alcione O último episódio do programa da cantora Teresa Cristina (lembre aqui) acontece nesta sexta, com a presença de Alcione. A conversa e a cantoria será envolvida por uma das especialidades do bar da convidada, aberto no último mês de novembro, no CasaShopping, no Rio. Teresa Cristina vai reproduzir o dadinho de tapioca do “Bar Alcione, a Casa da Marrom”. Botequim da Teresa Sexta (14), às 19h pelo Canal UOL Ou pelas redes sociais: Youtube; Facebook; Instagram.
Dança
Brasileirices O espetáculo de dança afro brasileira da Cia Livre de Dança estreou no dia em que se 'comemora' a abolição da escravatura no Brasil (13 de maio) e tem muita relação com este tema. Ele a história de um jovem que nasceu no dia em que outra lei relativa à escravidão foi promulgada, a Lei do Ventre Livre, mas passou a vida como escravo. São mostrados os diversos ritmos afro brasileiros, como cafezal, lundu e batuque, com percussão a vivo do mestre Alexandre Pires e de Kayo Ventura. "Brasileirices" retrata o período de escravidão e da formação da história do país pelo olhar do negro. A direção artística e coreografia são de Ana Lúcia Silva. Ela lembra que a Lei Áurea tem grande importância, mas não resolveu questões que até hoje tem reflexos na desigualdade e no racismo estrutural. "Brasileirices" é sobre este cenário. Brasileirices Sábado (15), às 18h Ao vivo: Facebook @cialivrededancadarocinha, Instagram @cialivrededanca e YouTube @cialivrededanca Classificação etária: livre. Duração: 30 minutos.
Espetáculo Infantil
Doutores da Alegria Conta Causos Cinco atores/doutores contam no espetáculo histórias inspiradas nas intervenções virtuais que estão sendo realizadas há 14 meses, desde o início do período de distanciamento. Os diretores artísticos, Ronaldo Aguiar e David Taiyu, contam que a adaptação ao mundo virtual foi gradativa, mas tem proporcionado narrativas engraçadas e emocionantes. Estarão em cena Gabriela Zanola (Dra. Pamplona), Henrique Rimoli (Dr. Dus’Cuais), Luciana Viacava (Dra. Lola Brígida), Paola Musatti (Dra. Manela) e Val Pires (Dr. Valdisney). Doutores da Alegria Conta Causos Sábado (15), 17h Transmissão pelo Facebook e Youtube. Classificação etária: Livre.
Grandes Músicos para Pequenos O projeto que já trouxe a história de nomes como Elis Regina, Milton Nascimento e Braguinha, apresenta agora seu 'Playgruond'. Será um passeio pela história da música brasileira, passando por diversas regiões e conhecendo diferentes estilos. O roteiro original é de Pedro Henrique Lopes. Com direção de Diego Morais e direção musical de Guilhreme Borges, o espetáculo vai convidar a participação da 'platéia' de casa. O "Playground virtual" é dividido em blocos temáticos e instiga a imaginação infantil a viajar através das diversas sonoridades do Brasil. Elenco: Analu Pimenta (Gabi) e Oscar Fabião (Tiago) e Pedro Henrique Lopes (Mêlo). Livezinha – Grandes Músicos para Pequenos Domingo (16), às 16h Facebook: @DiversaoEmCena/ Youtube: @FundacaoArcelorMittal Outras atividades disponíveis em @grandesmusicosparapequenos.