Programação Online para o Fim de Semana

sete dançarinos negros, usando máscaras com o braço levantado e punho fechado. Eles são os dançarinos do espetáculo Brasileirices, que está em cartaz na programação online do fim de semana.
Bailarinos da Cia Livre de Dança, em cartaz com Brasileirices. foto: Karine Lima
Atualizado em 14.05, às 18h

Está em vigor a Fase de Transição do Plano São Paulo, o que limita o horário (e a lotação) das atividades culturais e esportivas presenciais. A oferta de eventos gratuitos pela internet é variada e uma excelente opção para se ficar em casa!

Se há muitos problemas envolvidos na questão da pandemia, do ponto de vista de oferta de entetenimento podemos ver o lado positivo. Todas as semanas, diversos espetáculos e apresentações que não estariam próximos aos moradores da região de Moema, em São Paulo, são disponibilizados online. É o caso de várias produções no Rio de Janeiro e também no Rio Grande do Sul, que surgem em nossas ‘agendas’. Mesmo em São Paulo, a programação online favorece o acesso a montagens feitas em bairros distantes ou em horários ‘apertados’.

Cinema em casa

1º Festival de Cinema Brasileiro Fantástico
O evento que vai até a próxima terça-feira, 18, apresenta 41 produções brasileiras. Durante todos os dias do festival estarão disponíveis oito longas e 32 curtas. Apenas o filme Sol Alegria, inédito nos cinemas brasileiros, ficará disponível por 24 horas. Ele é uma das produções que terão sessão comentada e tem o cantor Ney Matogrosso no elenco.
Todo o conteúdo é gratuito, com acesso pela plataforma Wurlak, com necessidade de um pequeno cadastro.
Sessões comentadas (comentários no IGTV do Instagram @festivalfantástico)
Sexta (14) Chico, dos Irmãos Carvalho, Rio de Janeiro(RJ), 2016, por Waldson Souza
Sábado(15) Sol Alegria, de Tavinho Teixeira, João Pessoa(PB), 2018, por Arthur Lins
Domingo(16) O Desejo do Morto, de Ramon Porto Mota, Campina Grande(PB), 2013, por  Beatriz Saldanha
Saiba mais em: festivalfantastico.com/atividades-paralelas/
Para assistir:wurlak.com.br
Programação completa: Mostra Inéditos no Brasil; Mostra Retrospectiva; Mostra Realizadores Fluminenses.

Culinária e Música

Botequim da Teresa com Alcione
O último episódio do programa da cantora Teresa Cristina (lembre aqui) acontece nesta sexta, com a presença de Alcione. A conversa e a cantoria será envolvida por uma das especialidades do bar da convidada, aberto no último mês de novembro, no CasaShopping, no Rio. Teresa Cristina vai reproduzir o dadinho de tapioca do “Bar Alcione, a Casa da Marrom”.
Botequim da Teresa
Sexta (14), às 19h pelo Canal UOL 
Ou pelas redes sociais: Youtube; Facebook; Instagram.

Dança

Brasileirices
O espetáculo de dança afro brasileira da Cia Livre de Dança estreou no dia em que se 'comemora' a abolição da escravatura no Brasil (13 de maio) e tem muita relação com este tema. Ele a história de um jovem que nasceu no dia em que outra lei relativa à escravidão foi promulgada, a Lei do Ventre Livre, mas passou a vida como escravo. São mostrados os diversos ritmos afro brasileiros, como cafezal, lundu e batuque, com percussão a vivo do mestre Alexandre Pires e de Kayo Ventura. "Brasileirices" retrata o período de escravidão e da formação da história do país pelo olhar do negro. A direção artística e coreografia são de Ana Lúcia Silva. Ela lembra que a Lei Áurea tem grande importância, mas não resolveu questões que até hoje tem reflexos na desigualdade e no racismo estrutural. "Brasileirices" é sobre este cenário. 
Brasileirices
Sábado (15), às 18h
Ao vivo: Facebook @cialivrededancadarocinha, Instagram @cialivrededanca e YouTube @cialivrededanca 
Classificação etária: livre. 
Duração: 30 minutos. 

Espetáculo Infantil

Doutores da Alegria Conta Causos 
Cinco atores/doutores contam no espetáculo histórias inspiradas nas intervenções virtuais que estão sendo realizadas há 14 meses, desde o início do período de distanciamento. Os diretores artísticos, Ronaldo Aguiar e David Taiyu, contam que a adaptação ao mundo virtual foi gradativa, mas tem proporcionado narrativas engraçadas e emocionantes. Estarão em cena Gabriela Zanola (Dra. Pamplona), Henrique Rimoli (Dr. Dus’Cuais), Luciana Viacava (Dra. Lola Brígida), Paola Musatti (Dra. Manela) e Val Pires (Dr. Valdisney).
Doutores da Alegria Conta Causos 
Sábado (15), 17h
Transmissão pelo Facebook e Youtube.
Classificação etária: Livre.
Grandes Músicos para Pequenos
O projeto que já trouxe a história de nomes como Elis Regina, Milton Nascimento e Braguinha, apresenta agora seu 'Playgruond'. Será um passeio pela história da música brasileira, passando por diversas regiões e conhecendo diferentes estilos. O roteiro original é de Pedro Henrique Lopes. Com direção de Diego Morais e direção musical de Guilhreme Borges, o espetáculo vai convidar a participação da 'platéia' de casa. O "Playground virtual" é dividido em blocos temáticos e instiga a imaginação infantil a viajar através das diversas sonoridades do Brasil. Elenco: Analu Pimenta (Gabi) e Oscar Fabião (Tiago) e Pedro Henrique Lopes (Mêlo).
Livezinha – Grandes Músicos para Pequenos
Domingo (16), às 16h 
Facebook: @DiversaoEmCena/
Youtube: @FundacaoArcelorMittal 
Outras atividades disponíveis em @grandesmusicosparapequenos.
O espetáculo Brasileirices tem apoio do Governo Federal, o Governo do Estado do Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado, Cultura e Economia do Rio de Janeiro, por meio da Lei Aldir Blanc.
A realização de Doutores da Alegria conta Causos é da associação Doutores da Alegria e da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. 
O 1º Festival de Cinema Brasileiro Fantástico conta com o patrocínio do Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc