Desafio Dia do Abraço Itaci

fachada do Itaci
(divulgação)

Instituto que atende crianças com câncer estabelece meta ousada para campanha financeira e conta com o apoio de Rubinho Barrichello

Desde 2017, o ITACI Instituto de Tratamento do Câncer Infantil, comemora o Dia do Abraço com uma campanha de conscientização. Seu prédio é envolvido em um grande abraço dado por funcionários do hospital, pacientes, voluntários e personalidades. O gesto ajuda a chamar a atenção para a importância do diagnóstico precoce da doença e também para a necessidade financeira da instituição. Com a pandemia, como as várias instituições pelo pais, o volume de doações recebidas caiu e foi preciso lançar um super desafio. A campanha  “Acelere a sua generosidade e doa agora” estabelece a meta de arrecadar R$ 220 mil até o dia 22 de maio.

Além de parceiros institucionais presentes nos anos anteriores, como o Shopping Center Norte e o Metrô de São Paulo, em 2021 o piloto Rubens Barrichello aderiu à causa. A Umbigo do Mundo Comunicação aproveitou essa presença e criou uma corrida para arrecadar recursos financeiros, com o mote Acelere a sua generosidade. Será uma corrida contra o tempo, para conseguir doações que tem destino certo. “O valor será utilizado para comprar medicamentos complementares que podem custar até R$ 50 mil reais por dose”, explica Douglas Boscato, gerente da Fundação Criança, mantenedora do ITACI.

O Dia do Abraço é comemorado em diversos países do mundo em 22 de maio. A ideia surgiu inicialmente na Austrália. Recém chegado de volta à sua cidade, Sydney, em 2004, o australiano Juan Mann sentiu falta de receber mais abraços e criou a campanha “Free Hugs Campaign“. Ele ficou com um cartaz em uma das ruas mais movimentadas da cidade, oferendo ‘abraços gratuitos’ para influenciá-las a reproduzir esse gesto de carinho. Um músico famoso no país o viu e depois de abraçá-lo, convidou-o a participar de um clipe. Foi o suficiente para a ação viralizar e ganhar o mundo.

Nessa corrida pela doações, a adesão dos parceiros institucionais é fundamental. Tanto o Shopping Center Norte quanto o Metro de São Paulo divulgam em seus espaços o trabalho realizado há quase 20 anos pelo ITACI. A campanha de conscientização também ressalta a importância do diagnóstico precoce e incentiva as doações. “Este é o quarto ano que apoiamos a campanha do Dia do Abraço com o propósito de, juntos, acelerarmos a captação de recursos. Mais do que isso, contribuirmos para a prevenção e combate ao câncer infantil”, diz Fabiana Teixeira, gerente de marketing do Shopping Center Norte.

Os dados divulgados pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer), mostram que o tratamento adequado tem resultados positivos no câncer infantil. Segundo o Instituto, em torno de 80% das crianças e adolescentes com câncer hoje podem ser curados, se forem diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados.

“Em tempos de pandemia, a captação de recursos fica ainda mais desafiadora. Trouxemos para esta edição do Dia do Abraço o conceito de ‘acelerar a doação’, pois a saúde tem pressa, não pode esperar”, diz Marina Pechlivanis, da Umbigo do Mundo, que criou a campanha. Ela explica que a parceira com o Instituto Família Barrichello é uma forma de apoio mútuo que deve ajudar a acelerar ainda mais as doações. O piloto Rubens Barrichello agradece a oportunidade de se unir à campanha:  “O ITACI faz um trabalho sério e estou feliz em poder ajudar um pouquinho. Esse Dia do Abraço será valioso para todos nós”.

imagem mostra um desenho do mascote do Itaci com os braços abertos e sorrido. acima dele escrita a meta de 220mil reais em arrecadações e a explicação que quanto mais doações, maior o abraço.
Abraçometro do Itaci – quanto mais doações, mais comprido ficarão os bracinhos do mascote!
Desafio Dia do Abraço Itaci
Para doar, acesse: itaci.org.br/doacao-financeira
Para conferir o abraçômetro, clique em itaci.org.br/ e role a página para ver!

15% do valor arrecadado na campanha será destinado às ações do Instituto Familia Barrichello, que desenvolve projetos de esporte e educação para combater a desigualdade e a exclusão social. Conheça mais: @instituto.barrichello/