Todos merecem (e precisam) uma imersão na natureza

imagem de duas jovens com máscara, montadas em cavalos em uma área verde,
Divulgação Acampamento Paiol Grande

Depois de mais de um ano de pandemia, ainda é preciso muitos cuidados para não se infectar ou transmitir para outros a doença, mas cuidar da saúde mental também é importante e a reconexão com a natureza é parte deste ‘tratamento’.

As férias escolares provavelmente nunca foram tão aguardadas como neste 2021. O período de estudo à distância, ou o revezamento no ensino hibrido adotado por várias escolas, é exaustivo. A pandemia não passou e não temos uma perspectiva próxima para isso. O Governo de São Paulo anunciou que até o fim de outubro terá encerrado o ciclo vacinal de toda a população adulta do estado, mas isso também depende da chegada das vacinas. Se por um lado não existe a segurança da imunização efetiva, por outro há uma necessidade justificada de ‘descompressão’. Um dos locais que se prepararam para receber clientes em busca de uma imersão na natureza foi o Acampamento Paiol Grande.

O Acampamento fica em São Bento do Sapucaí, dentro da Área de Proteção Ambiental da Mantiqueira, em um terreno de 25 hectares. Antes da pandemia, em praticamente todos os fins de semana havia grupos de crianças e jovens em seus chalés e muita atividade. Assim como outros destinos turísticos e acampamentos de férias, o Paiol Grande também se adaptou ao momento. Foram realizados diversos treinamentos para equipe e adaptações na estrutura, como afastamento de mesas no refeitório e instalação de totens com displays de álcool 70%, para falar de ações visíveis mais simples. Em planejamento, as atividades do mais antigo Acampamento Educativo de férias do país, também se transformaram.

Férias Escolares em tempo de pandemia

Depois de uma experiência bem sucedida em janeiro, o Paiol Grande decidiu realizar, em julho, três temporadas de férias para crianças e adolescentes entre 06 e 17 anos. A pandemia não terá terminado, por isso o número de acampantes será limitado a 120 por temporada, praticamente metade da capacidade do local. Além disso, a programação de atividades será realizada de forma diferente, separadamente pelos ‘paioleiros’ de cada chalé. Os monitores e todo o staff do acampamento receberam capacitação com relação aos protocolos de segurança, dentro de cada área de atuação. Haverá uma orientação contate para as crianças e adolescentes, permitindo que se divirtam em segurança.

“Alguns pais relatam a falta que faz o contato com a natureza, pensando não apenas na saúde física, mas também mental”, comenta Murilo Santiago, Gerente Pedagógico e Programação do Acampamento. “Tivemos uma experiência em janeiro, que foi muito positiva, em que todos se divertiram sem se descuidar dos protocolos de saúde.” Nas férias de verão foram realizadas duas temporadas, com número total de 120 crianças atendidas. “Podemos certificar aos pais que tinham algum receio de enviar seus filhos para o acampamento em meio à pandemia, que é possível e seguro”, reforça Murilo Santiago. Este novo modelo foi criado por um grupo de especialistas do acampamento e com parceiros médicos, psicólogos e pedagogos, diretores e coordenadores de escolas.

Imersão na Natureza mesmo antes das Férias

Em mais de 75 anos, Paiol Grande recebeu diversas gerações de famílias em suas temporadas. Muitos dos adultos que frequentaram o acampamento sentem saudades do local e, por isso, existiam ‘temporadas de famílias’, cerca de duas vezes por ano. Com a pandemia o modelo foi suspenso, mas em seu lugar surgiu uma oportunidade especial. O chamado “Acampamento em Família” é uma oportunidade para pais, avós, filhos e tios irem juntos ao Paiol. A imersão na natureza é garantida, assim como a possibilidade de seguir o trabalho ou estudo no acampamento. Cada chalé foi adaptado com camas de casal, mesa, frigobar e sinal potente de wifi. A ideia é que os membros da família que precisem trabalhar ou estudar tenham a oportunidade, mas que também possam usufruir de toda a infraestrutura do local.

Neste modelo não há datas preestabelecidas. As famílias devem fazer reserva, como em um serviço de hospedagem normal. Todos os protocolos de segurança serão tomados, com medição diária de temperatura e distanciamento de outras famílias. Todas as opções de lazer do acampamento podem ser selecionadas, como a piscina, quadras, campo, a Torre de Desafios e os passeios a cavalo. Haverá um monitor dedicado a cada núcleo familiar, que o acompanhará em todo o tempo ao longo da estadia. O único local em que não será obrigatório o uso de máscara para as famílias, é dentro do chalé, quando apenas o núcleo de convivência estará presente.

Cuidados com a Covid-19

Seja para as temporadas de férias, seja para o Acampamento em Família, não serão fornecidos, excepcionalmente, travesseiros. Eles devem ser levados de casa, assim como toda a roupa de cama e banho. O uso correto das máscaras será obrigatório ao longo da temporada. Elas poderão ser retiradas nos momentos de piscina, para as refeições e para higiene pessoal. Além disso, todos os dias os acampantes terão sua temperatura aferida ao menos três vezes, sempre antes de entrarem no refeitório, para café, almoço e jantar. Em toda a área do acampamento há totens com álcool 70% em gel para higienização das mãos.

Para as temporadas de julho será necessário apresentar resultado negativo do exame RT-PCR ou Covid-19 Ag feito máximo 4 dias antes do início. O teste é obrigatório para todos os participantes, inclusive staff. O número de acampantes será bastante reduzido em respeito às orientações do governo e autoridades de saúde. Os chalés terão maior espaçamento entre as camas e menos ocupantes. Serão de 6 a 14 paioleiros por chalé sempre acompanhados de 2 conselheiros (monitores). Nestas temporadas, a frequência de limpeza dos chalés será intensificada, ainda que caiba aos acampantes a responsabilidade por arrumar sua própria cama e pertences pessoais.

ACAMPAMENTO EM FAMÍLIA
Períodos agendados de acordo com a conveniência de cada família, que serão acomodadas em chalé para até dez pessoas de um mesmo núcleo familia.
Em julho, esta opção estará disponível apenas no último final de semana, em função das temporadas de férias regulares.
Informações e reservas pelo site: paiolgrande.com.br 
TEMPORADAS DE FÉRIAS
1ª Temporada - 04 a 11.07
2ª Temporada - 13 a 20.07
3ª Temporada - 22 a 29.07
Valor por temporada: R$ 4.795,00 (parcelados ou com desconto de 15% à vista)
Transporte em ônibus fretado a partir de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Inscrições: paiolgrande.com.br

Lembre como foi a última temporada de férias antes da pandemia, na programação para as temporadas de janeiro de 2020.