Café Filosófico CPFL debate intolerância e diferenças

isabelle anchieta, curadora do café filosófico, posa sentada em frente a uma parede-estante de livros
A curadora do Café Filosófico, Isabelle Anchieta (foto Tony Yaa)

Foram confirmados quatro novos episódios quinzenais, transmitidos ao vivo pelo Youtube, com reprises na TV Cultura, a partir desta quinta (10).

O programa Café Filosófico CPFL em formato adaptado à pandemia, estreia uma nova série de programas temáticos nesta quinta-feira, com transmissão ao vivo pelo YouTube. A produção que foi ao ar pela primeira vez em 2003, terá quatro debates a respeito da intolerância, essencialmente quanto a gênero e raça, e as diferenças. A série tem curadoria da socióloga Isabelle Anchieta e recebe diferentes convidados para falar com propriedade sobre estes temas.

“A crescente reivindicação por reconhecimento da nossa face nesse mundo, da nossa cor, etnia, gênero, posições políticas e orientação sexual, no Ocidente Moderno, tem produzido um efeito reverso no contemporâneo. O orgulho negro reorganizou os supremacistas brancos; os gays, os héteros; o feminismo, o machismo”, contextualiza a curadora do programa.

Cada episódio da série “O eu e o outro: a (difícil) arte da convivência nas diferenças” terá foco principal em um aspecto. A ideia é debater os paradoxos criados pela busca do reconhecimento do espaço individual, no âmbito coletivo. Na estreia do Café Filosófico CPFL, Isabelle Anchieta recebe o filósofo francês Gilles Lipovetsky, para conversar sobre a necessidade de reconhecimento do outro para a formação da imagem de cada um.

Os demais episódios seguem buscando reflexões sobre o convívio e o respeito às diferenças. No segundo programa, a Consultora de Inclusão e Diversidade Maitê Schneider irá falar sobre gênero e como ou porque as diferenças ainda são um motivo de desequilibro. Carlos Medeiros é o convidado do terceiro programa e fala sobre raça e diversidade, preconceito e discriminação, no cenário brasileiro. Fecha o ciclo o programa sobre o convívio em sociedades plurais, com o filósofo Eduardo Wolf.

“O eu e o outro: a (difícil) arte da convivência nas diferenças” 
Café Filosófico CPFL
Quintas, às 18h, quinzenalmente.
Classificação 14 anos.

Episódios e links:
10/06 - Em busca de um lugar comum, com Isabelle Anchieta - link: ep.01
24/06 - As definições nos definem?, com Maitê Schneider - link: ep. 02
08/07 - O que nos une: raça e diversidade no Brasil, com Carlos Medeiros - link:ep.03
22/07 - Convívio: como viver juntos em sociedades plurais, com Eduardo Wolf - link:ep.04 

*Não foram divulgadas as datas das reprises que devem ser transmitidas pela TV Cultura, porém os conteúdos permanecerão na web para serem revistos a qualquer momento.