As atividades incluem visitação, palestras e espetáculo musical infantil gratuitos, além de um curso online de edição de imagens
Os encontros virtuais promovidos pela Casa Museu Ema Klabin acontecem nos meses de junho e julho, paralelamente à abertura gradual do espaço físico. Esta semana haverá uma palestra mediada por Mariana Fujisawa, mestranda em História da Arte na UNIFESP, sobre Artes Moçambicanas. Terá início também um curso de edição de imagens para criar narrativas visuais, ministrado pela fotógrafa Dani Sandrini.
As crianças são o foco de dois eventos que ocorrem a partir da próxima semana. No sábado, dia 26, haverá uma celebração junina transmitida ao vivo, com a Cia Cabelo de Maria. Eles irão apresentar um espetáculo musical com diversos ritmos e musicais tradicionais dos festejos de junho. Fechando o mês, dia 30, um encontro com a escritora Selma Maria, irá abordar a importância da literatura para crianças e adolescentes
Esta semana na Casa Museu Ema Klabin
A palestra de Mariana Fujisawa será apresentada na plataforma Zoom, é gratuita mas é preciso fazer inscrição prévia (link abaixo). Em “Artes moçambicanas e outras modernidades: entre mercado, anticolonialismo e construção da nação” a estudiosa aborda produções artísticas pouco conhecidas no Brasil. A palestra discutirá como se deu o processo de formação da ideia de modernidade artística em Moçambique.
Mariana Fujisawa, que chegou a morar em Maputo, em um intercambio universitário em 2014, ira contextualizar o desenvolvimento artístico no momento político daquele país. Será destacada especialmente a obra do artista Malangatana Valente Ngwenya. A palestra deve agradar ao público que se interessa por arte, história e cultura. Será na quarta-feira, entre 19h e 21h.
O curso de edição de imagens, ministrado por Dani Sandrini, é direcionado a amantes da fotografia, não necessariamente profissionais. Ela irá mostrar algumas técnicas de edição, comentar conteúdos e estimular os participantes a editarem suas imagens fotográficas. Serão cinco encontros de 90 minutos, às terças à noite, pelo Zoom, com exercícios e exemplos de trabalhos de diferentes artistas. O curso tem 20 vagas, preenchidas por ordem de inscrição.
Crianças em foco
Na próxima semana, sábado dia 26, será transmitido ao vivo o espetáculo São João do Carneirinho. O enredo tem um ar de festa junina, com um repertório de músicas tradicionais das quermesses, em vários ritmos como xote, baião e marchinhas. O espetáculo infantil foi concebido pela Cia Cabelo de Maria e apresenta a tradição de agradecimento pelas colheitas e pedidos para o próximo ano.
A encontro com a escritora Selma Maria será também realizado através da plataforma Zoom e tem 95 vagas gratuitas preenchidas por ordem de inscrição. A autora irá discutir as práticas e efeitos da literatura na vida de crianças e adolescentes. Serão abordados tópicos como a importância de estimular a literatura desde a infância e perceber suas mensagens. A série Encontros com escritores tem como objetivo estimular a leitura e proporcionar o contato do público com temas e narrativas contemporâneos.
Em julho
Para o mês de julho já foi divulgada a palestra “A cor em seus aspectos culturais e simbólicos”. Nela a doutora em comunicação e semiótica Luciana Martha Silveira irá falar sobre o significado das cores em suas várias aplicações e usos. O encontro tem como base a Teoria da Cor, e o foco estará nos seus aspectos culturais e simbólicos. O evento será pela plataforma Zoom, sábado dia 03 de julho, das 11h às 13h, com 95 vagas.
Programação Casa Museu Ema Klabin Palestra UNIFESP - Artes moçambicanas e outras modernidades: entre mercado, anticolonialismo e construção da nação Gratuito - 95 vagas Quarta (16), das 19h às 21h. Inscrições: Artes mocambicanas e outras modernidades Curso Edição de imagens para construção de narrativas Valor: R$200 (cinco encontros) - 20 vagas Terças-feiras, 15, 22 e 29 de junho, 6 e 13 de julho. Das 19h às 21h30. Inscrições: edicao-de-imagens-para-construcao-de-narrativas Programação Completa: https://emaklabin.org.br/casamuseuemcasa *Como em todos os nossos eventos gratuitos, a Casa Museu Ema Klabin agradece a quem tiver disponibilidade para contribuir para a manutenção de suas atividades e fazer uma doação voluntária através do site.